Due Diligence de Risco: sua empresa está pronta para venda, fusão ou investimento?

Para os empreendedores tradicionais pode soar um pouco estranho, mas muitos dos novos modelos de negócios que têm despontado no mercado foram criados com o objetivo de venda. Diferente dos empresários que tem o propósito de crescer e se consolidar em um setor ao longo do tempo, a maioria dos novos empreendedores desenvolvem negócios disruptivos apenas para vender a investidores e outros empreendedores. Um dos processos utilizados para preparar a organização para venda é o Due Diligence de Risco. Você sabe o que é? Acompanhe no artigo.

O que é Due Diligence de Risco?


O Due Diligence de Risco é um processo de investigação profunda de todos os processos, documentos e dados de uma empresa. Tem como principal finalidade atestar a situação financeira, fiscal e legal de um empreendimento no momento de venda, fusão ou até mesmo para receber investimentos externos. Na prática, serve para dar segurança no momento da negociação, realizando uma avaliação precisa das informações do empreendimento e profissionais envolvidos.

Esse método é diferente de uma auditoria tradicional, pois faz um levantamento específico de dados e questões pontuais, como histórico de ações e processos trabalhistas. A ideia central de aplicar o Due Diligence de Risco é verificar as possíveis ameaças ao compradores e investidores, detectando situações que podem agravar a imagem do empreendimento ou gerar prejuízos financeiros.

Assim, o Due Diligence permite organizar diferentes aspectos e procedimentos internos, identificando falhas, e pontos críticos para o negócio. Afinal, ninguém gostaria de comprar um carro com aparência de novo e descobrir que o motor e várias peças estão comprometidas - ou pior, que o automóvel tem vários processos e multas! O mesmo acontece no momento de adquirir uma empresa, fundir ou receber investimentos. É importante que todos os aspectos financeiros, contábeis, fiscais e trabalhistas estejam em dia, documentados e de acordo com a lei.

A venda de startups têm avançado no Brasil e no mundo, exatamente pelo valor agregado e o potencial de crescimento acelerado e escalabilidade que muitas das novas tecnologias e modelos de negócios oferecem para segmentos específicos. Em 2018, por exemplo, a startup catarinense Decora foi vendida por 100 milhões de dólares para a companhia americana CreativeDrive. Outras transações como a venda da startup brasileira 99 para a chinesa Didi Chuxing, e as várias aquisições do Google nos últimos anos como do Waze e Youtube, apontam a importância da preparação das organizações que pretendem atrair investidores ou compradores.

Com o Due Diligence são realizadas verificações minuciosas de:

- ações trabalhistas;
- questões tributárias;
- aspectos financeiros, como dívidas, valuation;
- cláusulas de contratos, modelos societários, etc.

due diligence


A importância do Due Diligence de Risco

É fundamental que desde antes de abrir um negócio, os empreendedores busquem apoio contábil e jurídico, para preparar adequadamente a organização para esses modelos de transição - além de garantir o crescimento saudável da instituição. O problema é que muitos dos novos empreendimentos acabam deixando esses processos de lado, e focam apenas no desenvolvimento dos serviços e produtos, sem nem ao mesmo definir contratos trabalhistas adequados.

Ao longo do tempo vários problemas vão surgindo que podem comprometer a sobrevivência do negócio, afetar a imagem do empreendimento, gerar desistência de investidores e a perda de recursos. Um exemplo, é a pejotização de funcionários. Embora seja uma prática corriqueira nos empreendimentos de TI, é um situação que apresenta grandes riscos de processos trabalhistas, que com certeza pesam no momento de decidir pela aquisição ou não de uma empresa. Outros problemas como sonegação de impostos, falta de controle financeiro e de um fluxo de caixa adequado, assim como a determinação correta do valuation, podem complicar - e muito - as negociações externas.

Dessa forma, o Due Diligence de Risco pode ser uma saída para as organizações que se encontram “perdidas” em todos os processos e demandas financeiras, fiscais e trabalhistas. Mais do que encontrar problemas, a finalidade desse sistema é dar estrutura para que os empreendimentos possam crescer, tomar decisões estratégicas e alcançar seus objetivos.

Com certeza, a expectativa é que ao realizar as várias etapas do Due Diligence, todos os documentos, contratos, aspectos financeiros e trabalhistas sejam encontrados em dia. Por isso é tão importante contar com especialistas que possam auxiliar os empreendedores em todas as etapas de um negócio, desde questões fiscais até os processos trabalhistas, passando por contratos e definições básicas, como o objeto social e modelo de sociedade.

Para saber mais sobre o Due Diligence e demais etapas de preparação para venda, fusão ou atração de investidores, acompanhe o nosso Blog. A MK Soluções empresariais trabalha há 25 anos com a preparação e organização de empresas em todos os processos fiscais, tributários, legais e de recursos humanos.


Warning: Undefined variable $post in /home1/mkemp713/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/code-block.class.php(133) : eval()'d code on line 9

Warning: Attempt to read property "ID" on null in /home1/mkemp713/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/code-block.class.php(133) : eval()'d code on line 9

Assine nossa Newsletters

    Compartilhe nas redes sociais
    Artigos Relacionados
    Subscribe
    Notify of

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram