Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Se você está lendo esse artigo, acredito que também seja o seu.
Atualmente, a Sociedade Empresária Limitada - LTDA - é o tipo de empresa mais utilizada no Brasil. Um dos principais motivos é o fato de que esse modelo protege o patrimônio dos seus sócios, já que em eventuais dificuldades, existe a separação entre bem jurídico e bem pessoal.
Começar um negócio próprio é desafiador. É preciso calcular os riscos e cumprir diversas obrigações, antes mesmo de iniciar o negócio.
Mas não se assuste!
Nesse artigo vamos explicar pra você o passo a passo de como abrir uma empresa LTDA e dar início ao sonho de se tornar um empreendedor. Vamos nessa?
O que é LTDA?
A LTDA (Sociedade Limitada), como o próprio nome já diz, é o tipo de empresa em que o Contrato Social estabelece um limite de sócios. Portanto, novos membros só podem ser incluídos no negócio, caso haja comum acordo entre todos os sócios e essa adição precisa estar presente em um contrato atualizado.
Por não ser uma sociedade aberta, esse modelo também não possui ações, mas quotas. Então a participação de cada sócio dentro da empresa refere-se ao valor investido por eles no capital social da empresa, através das quotas. Quanto maior é a quota investida, maior são as responsabilidades.
Importante destacar que todas essas informações a respeito de divisão do capital social e do número de sócios precisa estar presente e atualizada, se for necessário, no Contrato Social.
Passo a passo para abrir a sua empresa LTDA
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as empresas LTDA, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Neste capítulo vamos explicar cada etapa necessária para a criação de uma Sociedade Limitada LTDA. Vamos a elas?
Organize um Plano de Negócio
O primeiro passo na abertura de uma empresa, independente da categoria, é a elaboração de um plano de negócio. É através dele que você vai definir os produtos e serviços e obter informações acerca do cenário do mercado atual no seu setor, fornecedores, concorrentes, vantagens e desvantagens dessa área. É o primeiro passo para viabilizar a sua entrada no mercado de trabalho.
Criação do Contrato Social
Elaborado um plano de negócio, é necessário pensar no documento mais importante para uma empresa LTDA, o Contrato Social. Nesse documento é necessário realizar uma descrição precisa sobre a sua empresa, assim como dos seus sócios. E qualquer atualização que a empresa venha a ter, como a entrada ou a saída de um sócio, é necessário estar atualizada dentro do contrato.
Veja os principais pontos que devem constar no seu Contrato Social:
- Descrição e objetivo da empresa;
- Descrição detalhada dos sócios (nome, escolaridade, estado civil, nacionalidade, endereço etc.);
- Porcentagem de quotas de cada sócio participante;
- Previsões futuras, como a saída de um sócio.
Definir atividade de atuação
Antes de abrir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é necessário definir as atividades de atuação da sua empresa. Para fazer isso, deve-se consultar a tabela CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica).
É importante destacar aqui que cada atividade (indústria, comércio, prestação de serviço etc) possui uma incidência tributária diferente. Por isso, preste atenção na hora de definir sua atividade. Contar com o auxílio de um escritório de contabilidade nessa etapa do processo pode ser benéfico.
Registro na Junta Comercial ou Cartório
A próxima etapa é efetuar o registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica. Para isso, você deve levar os seguintes documentos:
- Contrato Social da Empresa (três vias);
- RG e CPF dos sócios em cópia autenticada;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de casamento, caso os sócios sejam casados;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional preenchida);
- Pagamento das taxas através do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Abrir o CNPJ LTDA
Após realizar o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE - Número de Identificação do Registro da Empresa e o CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica)
Alvará de funcionamento
Para qualquer empresa funcionar legalmente, é necessário da aprovação do município onde ela está localizada. Essa aprovação se dá por meio do alvará de funcionamento. Normalmente, os documentos solicitados pelos municípios são:
- Formulário fornecido pela prefeitura;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do Contrato Social;
- Laudo de Vistoria dos bombeiros;
- Prévia de aprovação do endereço escolhido.
Dicas que podem ajudar na abertura de Empresa LTDA
Agora você já conhece o procedimento padrão de abertura de empresas LTDA. Mas sabemos que durante ou até antes de dar início ao processo, surgem muitas dúvidas e hesitações devido aos riscos de abrir um negócio próprio
Por isso, neste próximo capítulo separamos algumas dicas para dar ainda mais segurança na abertura da sua empresa:
Se planeja financeiramente para os custos de abertura
Diversas declarações e documentos durante o processo de abertura são cobrados para serem emitidos. Portanto, pesquise esses valores e calcule o valor de custo total para o processo de abertura. Com isso, é possível se organizar financeiramente para não ter surpresas com taxas inesperadas durante o andamento.
Separe seus documentos antes do processo
Outra dica que facilita muito a abertura do seu negócio é pesquisar e separar todas as documentações exigidas para cada etapa da abertura da empresa LTDA.
Não espere chegar a cada etapa para correr atrás dos documentos. Alguns podem levar mais tempo do que o esperado e imprevistos podem acontecer. Por isso, para evitar dores de cabeça no meio do caminho, é recomendado iniciar o processo com todas as documentações em mãos.
Faça um planejamento para o início da sua empresa
Abrir um negócio pode gerar muita insegurança para os empreendedores no início. Entretanto, com um bom planejamento inicial, é possível iniciar essa jornada de maneira muito mais estável e confiante. Veja alguns pontos a serem considerados antes de abrir sua empresa LTDA:
- Analise a viabilidade do seu negócio;
- Estude os custos do seu empreendimento;
- Determine um capital inicial.
Agora você já sabe como abrir sua empresa LTDA. Sabemos que não é tarefa fácil, são diversas etapas, documentos, além de ter que avaliar a viabilidade do negócio e os riscos.
Mas esse processo não precisa ser tão complexo. Contratar um serviço de contabilidade pode auxiliar durante todas essas etapas. Assim, você pode deixá-los encarregados da parte burocrática, enquanto foca em outras tarefas igualmente importantes.
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