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LTDA: tudo que você precisa saber para abrir uma empresa de Sociedade Limitada

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Se você está lendo esse artigo, acredito que também seja o seu.

 

Atualmente, a Sociedade Empresária Limitada - LTDA - é o tipo de empresa mais utilizada no Brasil. Um dos principais motivos é o fato de que esse modelo protege o patrimônio dos seus sócios, já que em eventuais dificuldades, existe a separação entre bem jurídico e bem pessoal.

 

Começar um negócio próprio é desafiador. É preciso calcular os riscos e cumprir diversas obrigações, antes mesmo de iniciar o negócio. 

 

Mas não se assuste!

 

Nesse artigo vamos explicar pra você o passo a passo de como abrir uma empresa LTDA e dar início ao sonho de se tornar um empreendedor. Vamos nessa?

 

O que é LTDA?

 

A LTDA (Sociedade Limitada), como o próprio nome já diz, é o tipo de empresa em que o Contrato Social estabelece um limite de sócios. Portanto, novos membros só podem ser incluídos no negócio, caso haja comum acordo entre todos os sócios e essa adição precisa estar presente em um contrato atualizado.

 

Por não ser uma sociedade aberta, esse modelo também não possui ações, mas quotas. Então a participação de cada sócio dentro da empresa refere-se ao valor investido por eles no capital social da empresa, através das quotas. Quanto maior é a quota investida, maior são as responsabilidades.

 

Importante destacar que todas essas informações a respeito de divisão do capital social e do número de sócios precisa estar presente e atualizada, se for necessário, no Contrato Social.

ltda

Passo a passo para abrir a sua empresa LTDA

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as empresas LTDA, chegou a hora de colocar a mão na massa. 

 

Neste capítulo vamos explicar cada etapa necessária para a criação de uma Sociedade Limitada LTDA. Vamos a elas?

 

Organize um Plano de Negócio

 

O primeiro passo na abertura de uma empresa, independente da categoria, é a elaboração de um plano de negócio. É através dele que você vai definir os produtos e serviços e obter informações acerca do cenário do mercado atual no seu setor, fornecedores, concorrentes, vantagens e desvantagens dessa área. É o primeiro passo para viabilizar a sua entrada no mercado de trabalho.

 

Criação do Contrato Social

 

Elaborado um plano de negócio, é necessário pensar no documento mais importante para uma empresa LTDA, o Contrato Social. Nesse documento é necessário realizar uma descrição precisa sobre a sua empresa, assim como dos seus sócios. E qualquer atualização que a empresa venha a ter, como a entrada ou a saída de um sócio, é necessário estar atualizada dentro do contrato. 

 

Veja os principais pontos que devem constar no seu Contrato Social:

 

  • Descrição e objetivo da empresa;
  • Descrição detalhada dos sócios (nome, escolaridade, estado civil, nacionalidade, endereço etc.);
  • Porcentagem de quotas de cada sócio participante;
  • Previsões futuras, como a saída de um sócio.

 

Definir atividade de atuação

 

Antes de abrir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é necessário definir as atividades de atuação da sua empresa. Para fazer isso, deve-se consultar a tabela CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica). 

 

É importante destacar aqui que cada atividade (indústria, comércio, prestação de serviço etc) possui uma incidência tributária diferente. Por isso, preste atenção na hora de definir sua atividade. Contar com o auxílio de um escritório de contabilidade nessa etapa do processo pode ser benéfico.

 

Registro na Junta Comercial ou Cartório

 

A próxima etapa é efetuar o registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica. Para isso, você deve levar os seguintes documentos:

 

  • Contrato Social da Empresa (três vias);
  • RG e CPF dos sócios em cópia autenticada;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de casamento, caso os sócios sejam casados;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional preenchida);
  • Pagamento das taxas através do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

 

Abrir o CNPJ LTDA

 

Após realizar o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE - Número de Identificação do Registro da Empresa e o CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica)

 

Alvará de funcionamento

 

Para qualquer empresa funcionar legalmente, é necessário da aprovação do município onde ela está localizada. Essa aprovação se dá por meio do alvará de funcionamento. Normalmente, os documentos solicitados pelos municípios são:

 

  • Formulário fornecido pela prefeitura;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Laudo de Vistoria dos bombeiros;
  • Prévia de aprovação do endereço escolhido.

abrir empresa

Dicas que podem ajudar na abertura de Empresa LTDA

 

Agora você já conhece o procedimento padrão de abertura de empresas LTDA. Mas sabemos que durante ou até antes de dar início ao processo, surgem muitas dúvidas e hesitações devido aos riscos de abrir um negócio próprio

 

Por isso, neste próximo capítulo separamos algumas dicas para dar ainda mais segurança na abertura da sua empresa:

 

Se planeja financeiramente para os custos de abertura

 

Diversas declarações e documentos durante o processo de abertura são cobrados para serem emitidos. Portanto, pesquise esses valores e calcule o valor de custo total para o processo de abertura. Com isso, é possível se organizar financeiramente para não ter surpresas com taxas inesperadas durante o andamento.

 

Separe seus documentos antes do processo

 

Outra dica que facilita muito a abertura do seu negócio é pesquisar e separar todas as documentações exigidas para cada etapa da abertura da empresa LTDA. 

 

Não espere chegar a cada etapa para correr atrás dos documentos. Alguns podem levar mais tempo do que o esperado e imprevistos podem acontecer. Por isso, para evitar dores de cabeça no meio do caminho, é recomendado iniciar o processo com todas as documentações em mãos.

 

Faça um planejamento para o início da sua empresa

 

Abrir um negócio pode gerar muita insegurança para os empreendedores no início. Entretanto, com um bom planejamento inicial, é possível iniciar essa jornada de maneira muito mais estável e confiante. Veja alguns pontos a serem considerados antes de abrir sua empresa LTDA:

 

  • Analise a viabilidade do seu negócio;
  • Estude os custos do seu empreendimento;
  • Determine um capital inicial.

 

Agora você já sabe como abrir sua empresa LTDA. Sabemos que não é tarefa fácil, são diversas etapas, documentos, além de ter que avaliar a viabilidade do negócio e os riscos.

 

Mas esse processo não precisa ser tão complexo. Contratar um serviço de contabilidade pode auxiliar durante todas essas etapas. Assim, você pode deixá-los encarregados da parte burocrática, enquanto foca em outras tarefas igualmente importantes.

 

A MK oferece esse serviço para a sua empresa, prezando a agilidade e a qualidade nas obrigações tributárias e contábeis. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. 

 

Ou então baixe o nosso Guia da abertura de empresas: Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma startup e aprofunde mais seus conhecimentos sobre o assunto.


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