O que você precisa saber sobre o modelo lean startup

O termo lean startup foi criado pelo americano Eric Ries, escritor do livro que leva o mesmo nome. Ries usou a inspiração do conceito lean, bastante conhecido na gestão industrial, estratégias de marketing, técnicas de tecnologia e gestão para criar uma metodologia focada em startups de tecnologia.

O objetivo é fazer com que as startups possam usar o modelo em suas estratégias de desenvolvimento. Com isso, terão uma gestão que prioriza a economia de tempo, menor custo e recursos, chegando em uma qualidade maior dos serviços e um valor justo.

O conceito de lean startup também pode ser aplicado em organizações tradicionais. Neste artigo, vamos mostrar como o modelo pode ser aproveitado no seu negócio. Confira!

O empreendedorismo atual

No passado, o termo empreender nem existia, mas muitas pessoas eram motivadas a criar seu próprio negócio por uma necessidade. Há alguns anos que esse cenário mudou. Novos negócios surgem diariamente com o objetivo de entregar soluções para facilitar e revolucionar processos ultrapassados.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups. Comparado com seis anos atrás, o número mais do que dobrou. De acordo com o cadastro da Associação Brasileira de Startups, em 2012 o registro era de 2.519 startups.

Apesar do salto no número de novos empreendimentos que seguem o modelo de startup, foi apenas em 2018 que empreendedores chegaram a ter suas empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, no Brasil.

O que muitas vezes não é divulgado é que para alcançar esse valor ou até menos, é preciso investir tempo, dedicação, cometer erros e receber nãos.

A dificuldade de acesso a um capital de investimento e os obstáculos encontrados para entrar no mercado são os principais motivadores do fechamento das startups. Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços revelou que cerca de 30% das startups analisadas fecharam, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018.

Os empreendedores têm ótimas ideias, mas ao mesmo tempo muita cautela, pois além de todo investimento inicial, ao fechar um negócio, muita frustração é causada em quem se dedicou ao projeto. Por isso, cada vez mais tem se investido em formas inovadoras e mais seguras para empreender.

Os conceitos do  lean startup, são utilizados por empresas de sucesso como Amazon, Facebook e Zappos e que tem sido utilizada não só por startups, mas também por empreendimentos tradicionais. Com o objetivo de fazer mais com menos, os empreendedores encontraram na lean startup uma forma de fazer seus negócios crescerem bem rápido.

O que é lean startup?

O conceito lean, ou enxuto, surgiu no Japão, na década de 1950. Os japoneses criaram um modelo de trabalho onde tudo na operação era feito de forma enxuta. Eles reduziram os desperdícios na produção, eliminaram etapas dos processos e diminuíram seus grandes estoques. Com isso, foi criada a lean manufacturing. A ideia era não utilizar nada no processo sem que fosse realmente necessário.

Depois de alguns anos, diversos estudos, análises e práticas em startups, o escritor Eric Ries escreveu um livro contando sobre a metodologia, baseada em lean manufacturing, que já estava aplicando nas startups em que trabalhava.

De acordo com o autor, o objetivo da metodologia é fazer com que falhas sejam evitadas ou minimizadas durante o desenvolvimento de qualquer negócio Isso porque grande parte das startups tem pouco ou quase nenhum dinheiro para investir, mas precisa crescer rápido e se colocar no mercado.

Como uma empresa com pouco dinheiro poderia investir em planejamentos, pesquisas e desenvolvimento? Elas precisam fazer mais com menos. A seguir vamos mostrar quais os tópicos que Ries indicou em seu livro para orientar o crescimento das startups.

1. Modelo Canvas

É o primeiro passo para quem quer empreender. Antes de lançar um produto, mesmo que a empresa tenha investido em algum tipo de pesquisa, não há como provar o seu sucesso. Por isso, em vez de investir em um grande relatório que tente provar porque o produto será um sucesso, o empreendedor deve criar um modelo de negócio.

Nesse modelo de negócios, o empreendimento precisa mostrar como criará valor para seus clientes e para ela mesma. Quais são os diferenciais do negócio que farão seus clientes optarem por ela e não pelo concorrente?

É importante ter em mente que, a menos que não haja concorrentes no segmento, uma empresa nova terá que lidar com outras marcas oferecendo o mesmo serviço que ela. Além disso, um diferencial é muito mais do que o preço do produto. Colocá-lo lá embaixo só para atrair clientes pode ser uma estratégia negativa.

 

 

2. Produto viável mínimo (MVP)

A lean startup defende que, antes de colocar um produto para venda, é necessário testar e validar seus palpites. Com isso, evitará perda de tempo e dinheiro. O MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) é uma versão do produto que foi desenvolvida com a maior agilidade e economia possíveis, para que seja apresentado ao público com objetivo de receber feedbacks dos clientes. O MVP é um instrumento de teste que vai ajudar a antecipar os problemas e pensar em uma nova estratégia caso seja necessário.


Como começar o processo?

Antes de aplicar o MVP você deve definir quais as respostas que quer obter dele. Para isso, é fundamental entender bem o mercado, qual é o perfil do cliente e em qual contexto o empreendimento está inserido, tal como o ambiente fiscal.

Definir indicadores e métricas vão ajudar a avaliar o desempenho do MVP. É a partir da interação com o público-alvo que a empresa será capaz de avaliar quais são as vantagens e as desvantagens do produto.

Crie um planejamento financeiro e não deixe de acompanhá-lo. O investimento em uma empresa baseada no modelo lean startup deve ser feito priorizando o menor custo possível. Quando o empreendimento não sabe quanto pode gastar, e não define os valores, as chances de se desviar do seu objetivo de economia são muito maiores. Com isso, ela pode chegar lá na frente e descobrir que gastou muito mais do que era preciso, deixando de investir em outras frentes.

Cuidar das finanças durante todo o seu processo de desenvolvimento é fundamental para evitar a falência e alcançar o sucesso. Acompanhe as publicações do nosso Blog e saiba mais sobre gestão de empresas e startups.

 

 


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