As especificidades do setor de tecnologia e inovação tornaram a gestão de pessoas cada vez mais desafiadora em uma empresa. Os desafios começam na contratação de profissionais, que além da formação técnica devem ter outras habilidades como comunicação, flexibilidade, criatividade, resiliência e confiança. Enquanto o número de desempregados tem aumentado no Brasil, com cerca de 13 milhões de pessoas sem ocupação formal contabilizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) em setembro de 2017, os gestores de empreendimentos de tecnologia sofrem para captar funcionários e reter talentos.
Uma das opções adotadas por estes negócios é a contratação de estagiários, que estão em fase de formação e contato com várias inovações e pesquisas do setor. Também é usual que as empresas de TI optem por diferentes formas de contratação, que podem incluir as novas modalidades regulamentadas pela Reforma Trabalhista aprovada neste ano, como os contratos com autônomos, empresas terceirizadas, e profissionais intermitentes. Com a Reforma, a contratação à distância também foi regulamentada, possibilitando o trabalho em home office de profissionais de qualquer região do Brasil e facilitando a gestão de pessoas nestas empresas.
Em pequenas e médias empresas, assim como nas startups que contam poucos funcionários, a seleção dos colaboradores deve ser realizada com extremo cuidado - afinal, são os trabalhadores que executam as principais atividades do negócio e tornam possível o crescimento e consolidação no mercado. Neste sentido, além de buscar apoio externo com especialistas como da MK Soluções Empresariais, é importante que os gestores de tais empreendimentos busquem formação sobre gestão de pessoas e liderança de equipes.
Além de cumprir com as normas estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas podem adotar atividades e rotinas que incentivem a capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores. Um exemplo, é o subsídio de cursos de idiomas para programadores e profissionais de tecnologia; tais conhecimentos são indispensáveis para as empresas que anseiam conquistar o mercado internacional. Outras atividades como a execução de ginástica laboral e o desenvolvimento de trabalhos voluntários podem despertar a criatividade e melhorar a interação dos funcionários.
Novo eBook para o aperfeiçoamento de gestão de pessoas em empresas de TI
Para auxiliar os gestores de tais empreendimentos desenvolvemos o eBook Gestão de pessoas e contratação de funcionários em empresas de TI. Além de conhecer as principais modalidades de contrato adotadas pelo setor e as obrigações trabalhistas que devem ser cumpridas pelas empresas, apresentamos também práticas que podem ser adotadas na retenção e aperfeiçoamento de talentos.
Baixe agora o material gratuito Gestão de pessoas e contratação de funcionários em empresas de TI.
Nós, da MK Soluções Empresariais, trabalhamos há mais de 20 anos com empresas de tecnologia, e por isso somos especialistas na gestão contábil e organização de equipes, além de realizar a seleção de funcionários e auxiliar no cumprimento das obrigações trabalhistas. Entre em contato e solicite uma consultoria com um dos nossos profissionais.