Stakeholders: o que são?

O ambiente empresarial é cercado de conceitos-chave que podem causar confusão para quem ainda não está familiarizado. Principalmente pelo fato de que muitas dessas palavras vêm do inglês e sem tradução.

 

O conceito que vamos trabalhar no artigo de hoje pertence a esse campo e é fundamental para as organizações atualmente. Isso porque entender quem são os stakeholders da sua empresa é a chave para definir suas tomadas de decisão e os rumos que irá seguir.

 

Ficou interessado? Continue a leitura para entender melhor esse conceito e identificar quem são os stakeholders do seu negócio.

 

Vamos lá!

 

O que são Stakeholders?

 

O conceito de Stakeholder foi criado em 1963, pelo filósofo Robert Edward Freeman, que o definiu como “grupos que, sem seu apoio, a organização deixaria de existir”. Portanto, todo grupo, indivíduo ou organização que é afetado direta ou indiretamente pela empresa, é considerado um stakeholder. 

 

Isso faz sentido quando realizamos a tradução do conceito para o português.

 

Stake: interesse

Holders: titulares ou aqueles que possuem

 

Logo, a união desses termos é entendida como o conjunto de indivíduos que manifestam interesse na organização. 

 

Com o surgimento dessa teoria, as empresas passaram a ampliar seus olhares para quem é impactado pelas ações da empresa, mesmo que indiretamente.

 

Desse modo, se você abrir uma conta em determinado banco, automaticamente você passa a ser um stakeholder dessa instituição. Pois as decisões que o banco tomar a partir de agora, podem gerar impacto na sua vida, ainda que indiretamente.

 

No decorrer desse artigo vamos definir melhor os diversos tipos de stakeholder possível. Mas primeiramente, vamos entender melhor a importância deles para uma organização.

 

stakeholder

 

Qual a importância do Stakeholder?

 

Esse conceito modificou a forma de enxergar o mercado e definir as ações a serem tomadas. 

 

Anteriormente, as ações eram diretamente criadas com o objetivo de aumentos de lucros e receitas e maior produtividade. Com a compreensão do conceito de stakeholders, as empresas entenderam que diversos grupos e organizações possuem uma grande parcela de influência acerca das ações e objetivos almejados.

 

Portanto, além da qualidade da mercadoria e do custo-benefício, é necessário compreender quem são os stakeholders da empresa, seus níveis de importância e se todos esses grupos possuem objetivos em comum. 

 

Esse processo amplia a visão de negócio e facilita na compreensão do caminho para alcançar os objetivos e as metas desejadas.

 

É importante lembrar que esses objetivos em comum entre os stakeholders não são fixos, uma vez que os interesses podem variar com o tempo, assim como seus níveis de importância.

 

Diferença entre Stakeholder e Shareholder

 

Diferente da tradução de stakeholder, shareholder significa acionista. Isto é, pessoas ou organizações que investiram dinheiro na empresa e, portanto, detém uma parte dela.

 

Dessa forma, os shareholders podem ser considerados stakeholders primários, possuindo mais influência do que um stakeholder secundário, já que as decisões tomadas pela empresa podem impactar positivamente ou negativamente no seu capital.

 

Em contrapartida, os stakeholders podem possuir outros interesses, não restritos ao aspecto financeiro da empresa, como questões sociais, ambientais e políticas.

 

Concluindo, podemos afirmar que os shareholders formam, entre si, um grupo de interesse de forte influência dentro de uma empresa, mas nem todo stakeholder é necessariamente um shareholder.

 

Quais são os tipos?

 

Podemos classificar os stakeholders de acordo com o grau de influência em relação a empresa. 

 

Os stakeholders primários são aqueles que possuem influência direta nas empresas, com poder de interferir nas decisões tomadas, fazem parte desse grupo os acionistas, assim como os membros internos de uma organização, como: colaboradores, diretores, gerentes, sócios etc.

 

Já os stakeholders secundários são compostos por grupos mais ligados aos aspectos externos da organização. São impactados, podem ter poder para mobilizar a opinião pública, porém, não são determinantes para o alcance dos objetivos da empresa. Alguns exemplos de stakeholders secundários são: clientes, fornecedores, Estado, grupos ativistas ou ambientalistas, concorrentes etc.

 

Uma ferramenta que ajuda a definir quem são os stakeholders da sua empresa é o Mapeamento de Stakeholder, pois além de definir todas as influências que compreendem a sua empresa, ela também auxilia a identificar os perfis de cada uma dessas influências.

 

stakeshare

Como gerenciar os Stakeholders em 4 passos

 

Assim como na gestão de projetos, a gestão de stakeholder também é pautada pela importância de identificar todas as partes envolvidas e realizar o tratamento adequado para cada uma delas.

 

O Gerenciamento de Partes Interessadas, categoria adicionada a partir da 5ª edição do Guia PMBOK, ajuda a identificar as partes, realizar o planejamento, gerenciamento e controlar as informações a respeito dos stakeholders. 

 

A seguir, vamos listar 4 etapas fundamentais para a realização de um gerenciamento bem-sucedido:

 

Identificação dos envolvidos

 

É a etapa inicial, onde será realizado o mapeamento de todos os stakeholders possíveis, isto é, tanto partes interessadas na empresa como um todo quanto em um projeto específico. 

 

Após completar a lista, é preciso realizar uma descrição de cada um desses grupos e de seus participantes, isso é importante para definir o grau de dependência de cada um deles em relação à empresa.

 

Análise das expectativas e interesses dos stakeholders

 

Após a descrição de cada um dos grupos, feitas na etapa acima, é o momento de compreender qual a expectativa e o interesse desses grupos.

 

Quanto maior o número de grupos diferentes, maiores serão as possibilidades de expectativas e objetivos que podem estar de acordo com o que a empresa pensa ou em uma direção contrária.

 

Também é importante não ignorar os aspectos negativos ou conflitantes de cada um desses grupos, afinal, o ideal é que o gestor não seja pego de surpresa e saiba como tratar cada um desses grupos, em prol de atingir os objetivos desejados.

 

Classificação dos envolvidos

 

A classificação dos stakeholders pode se dar em relação ao poder de influência, de impacto, de interesses e de suscetibilidade. 

 

Uma recomendação possível é realizar o cruzamento de cada uma dessas características, por exemplo:

 

Grau de influência x Interesse

Poder x Suscetibilidade

Impacto x Influência

 

Isso irá ajudar no entendimento de quem possui maior poder de influência e, portanto, deve receber maior prioridade dentro do plano de abordagem.

 

Criação do plano de abordagem

 

Com todas as informações já definidas, é hora de partir para a ação. O plano de abordagem consiste em definir a forma de interação com cada um desses grupos, com base nas características definidas nas etapas acima.

 

Desde o tipo de comunicação, como prever os riscos que esses grupos podem trazer, assim como estratégias para captar seu apoio e resolver conflitos durante o processo.

 

Não é fácil encontrar um meio termo que consiga agradar a todos. Por isso, essa etapa exige um forte poder de negociação e boa capacidade de comunicação por parte do gestor, de forma a alcançar um equilíbrio entre todas as partes envolvidas.

 

Conclusão

 

Nesse artigo mostramos a importância que os stakeholders possuem em qualquer organização empresarial.

 

Nenhuma empresa é uma ilha, todo negócio é cercado de relações internas e externas e todas elas geram algum efeito, positivo ou negativo, no seu negócio.

 

Assimilar essas relações e elaborar um planejamento para lidar com cada uma delas é o diferencial que pode definir o sucesso da sua empresa a longo prazo. Planejamento e gestão caminham sempre juntas, desde o processo de criação de uma empresa, até os desafios que virão durante o percurso.

 

É por isso que a MK está oferecendo gratuitamente o E-book: Guia da Abertura de Empresas - Tudo o que você precisa saber para abrir uma Startup. Nele você encontra um guia completo, com o passo a passo de cada etapa de criação, além de dicas que vão te ajudar a construir seu negócio com mais segurança.

 

É só baixar e continuar aprendendo com a gente, até a próxima!


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