Soft Skills e Hard Skills: entenda a diferença

Cada vez mais somos cercados de termos e conceitos estrangeiros no mundo empresarial. Alguns são possíveis de se traduzir literalmente, outros podem gerar mais dificuldade para encontrar uma tradução clara.

 

A verdade é que não há como fugir dessas expressões, pois não somente lidamos com diversas delas no dia a dia do nosso trabalho, mas muitas delas também trazem consigo novas ideias e direcionamentos para o ambiente empresarial.

 

Os conceitos de hard skill e soft skill estão dentro dessa gama de inovação no ambiente de negócio. Isso porque entendê-los pode ser a chave para um trabalho de Recursos Humanos mais assertivo e alinhado com a ideologia da empresa.

 

Se há pouco tempo atrás, as entrevistas de emprego eram pautadas unicamente pelas competências técnicas dos candidatos, hoje, através do conceito de soft skill, as empresas também têm voltado seus olhos para habilidades interpessoais e aptidões comportamentais dos futuros profissionais.

 

Quer entender melhor o que significa cada um desses conceitos e a importância de cada um deles?

 

É só continuar a leitura. Vem com a gente!

 

O que são Hard Skills e Soft Skills?

 

Como falamos acima, hard skills e soft skills são dois termos que não são possíveis traduzir literalmente, mantendo o sentido original. 

 

Skills significa habilidades, nesse sentido, entende-se hard skills como as habilidades técnicas de um profissional, como, por exemplo, a fluência em um idioma estrangeiro. Já soft skills, são aptidões mais difíceis de mensurar, pois não é possível comprovar através de certificados o perfil comportamental de um candidato. Em geral, utilizam-se testes de perfil e dinâmicas de grupo para identificar essas capacidades. 

 

Vamos entender melhor, através de exemplos, como diferenciar esses dois conceitos.

hard skill

Hard Skills

 

Se você já montou um currículo alguma vez na vida, certamente que boa parte das suas hard skills, senão todas, estão presentes nesse documento. 

 

Hard Skills pode ser definido como o conhecimento técnico que pode ser comprovado por meio de diplomas, certificados, cursos e mensurados através de avaliações ou testes.

 

Portanto, se você está se candidatando para uma vaga na área de Engenharia, uma hard skill obrigatória é o diploma de conclusão de curso nessa área. Já uma hard skill que poderia servir como um diferencial para o perfil seria um mestrado ou uma especialização na área específica da vaga.

 

Veja os principais exemplos de hard skill abaixo:

 

  • Graduação
  • Mestrado e Doutorado
  • Cursos Técnicos
  • Cursos de idiomas
  • Domínio avançado em determinado software

soft skill

Soft Skills

 

Diferente das hard skills, as soft skills são mais trabalhosas de reconhecer, uma vez que trata-se das habilidades interpessoais, isto é, as competências relacionadas ao comportamento humano.

 

Da mesma forma, enquanto as hard skills são aprendidas, as soft skills são adquiridas ou já fazem parte do perfil comportamental de determinado candidato e por isso, precisam ser reconhecidas pelo recrutador no processo seletivo.

 

No exemplo da hard skill, citamos o candidato a vaga de engenheiro, que precisaria comprovar a graduação no curso. 

 

Vamos supor que esse candidato conseguiu a vaga e após alguns anos de empresa, a direção passou a considerá-lo para uma vaga de gerente. Para esse novo processo, já não basta a comprovação de hard skills, é necessário identificar no candidato outros quesitos como perfil de liderança e inteligência emocional para lidar com seus subordinados.

 

Para isso, as dinâmicas de grupo vão oferecer mais respostas do que o currículo, pois não há como medir tais habilidades por meio de certificados ou experiências de trabalho anteriores.

 

Hoje em dia, o reconhecimento de soft skills de candidatos vem mudando o paradigma das empresas. Cada vez mais gestores vêm reconhecendo que já não basta avaliar as capacidades técnicas dos candidatos, mas também a sua capacidade de lidar com pressão, de ter um perfil de liderança ou da capacidade inata de ser proativo.

 

Veja a seguir alguns exemplos de soft skills:

 

  • Senso de liderança
  • Comunicação interpessoal
  • Tomada de decisões
  • Poder de persuasão
  • Ética de trabalho
  • Pensamento crítico
  • Flexibilidade
  • Empatia

 

É possível desenvolver essas habilidades?

 

As hard skills já sabemos que é comprovada através de diplomas e certificados, atestando a sua aprovação ou conclusão em determinado curso. Logicamente, quanto mais experiência, pós-graduações e especializações, maior será o conhecimento adquirido.

 

Já as soft skills, por não existirem formas de comprovar o conhecimento adquirido, existe uma crença de que não é possível desenvolver essas habilidades. 

 

Porém, hoje em dia, existem maneiras de aperfeiçoar características como senso de liderança, proatividade, empatia, entre outros. Seja através de leitura ou de cursos práticos que colocam essas habilidades em teste com simulações do dia a dia no ambiente de trabalho.

 

Da mesma forma, as empresas também podem auxiliar seus funcionários a desenvolver tanto as hard skills, quanto as soft skills dentro das empresas. 

 

É um processo no qual todos saem ganhando, pois ajuda a melhorar o clima da organização, assim como deixa a gestão de projetos mais ágil, por meio do entrosamento e da percepção do que cada funcionário pode oferecer para a sua empresa.

 

Veja a seguir algumas formas de desenvolver essas habilidades na sua empresa.

 

Como desenvolver Hard Skills na sua empresa?

 

Incentive a busca por especializações

 

Se uma empresa possui perspectiva de crescimento, é natural pensar que os funcionários que compõem essa empresa também precisam evoluir. 

 

Por isso, cabe às empresas oferecerem e motivarem seus funcionários quanto a especialização dentro das suas determinadas áreas. Isso gera mais habilidades ao funcionário, que serão utilizadas em prol da empresa e, da mesma forma, gera o sentimento de valorização e pertencimento por parte dos funcionários.

 

Ofereça treinamentos

 

O ambiente interno de uma empresa pode ser o diferencial para a motivação dos funcionários no dia a dia. 

 

Organizar palestras, workshops, cursos e atividades dinâmicas com a equipe auxilia no ganho de conhecimentos específicos, da mesma forma que desenvolve mais união, resiliência e comunicação pessoal entre os funcionários.

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Como desenvolver Soft Skills na sua empresa?

 

Estimule a comunicação

 

Um gestor eficiente precisa saber se comunicar, seja com a equipe como um todo ou com um funcionário individualmente. 

 

A capacidade de comunicação pode ser compreendida como uma soft skill, mas é ainda mais importante que o gestor estimule um ambiente propício para que todos se sintam livres para expressar suas ideias, opiniões e até mesmo insatisfações.

 

É importante destacar que a capacidade de oratória é uma soft skill que nem todos dominam. Por isso, quando falamos de comunicação, não estamos unicamente falando de dinâmicas abertas de grupo, nos quais os funcionários mais tímidos ou com maior dificuldade de oratória naturalmente ficarão mais reservados.

 

É possível identificar a preferência de comunicação individual e estabelecer maneiras para que todos tenham voz dentro do ambiente organizacional.

 

Incentive o senso de colaboração da equipe

 

Assim como a comunicação, a colaboração é igualmente importante. Afinal, um projeto caminha melhor quando o grupo consegue atuar em conjunto, de forma entrosada e motivado a alcançar esse objetivo em comum.

 

A capacidade de gerar empatia entre os membros de uma empresa é uma tarefa que pode render ótimos frutos, incentivando o desenvolvimento da equipe e criando uma grande rede de ajuda, onde cada funcionário se sente parte de um todo.

 

Crie uma cultura de feedback

 

O retorno frequente de um gestor para seus funcionários também desenvolve os soft skills de ambos os lados. 

 

Para o gestor, a cultura de feedback auxilia quanto ao senso de liderança e sua capacidade de observação a respeito do trabalho desenvolvido pelos seus funcionários e a resposta que ele dará em relação a isso.

 

Já para os funcionários, o feedback auxilia a identificar quais são seus principais pontos fortes e fracos, contribuindo para a evolução das suas fraquezas e potencializando ainda mais suas qualidades.

 

Gostou desse artigo?

 

A montagem de uma equipe é etapa crucial para toda a empresa, desde a sua criação.  Pois é necessário identificar pessoas que possam complementar seus hard skills, mas que também tenham soft skills em harmonia com a forma que você idealizou o perfil do negócio.

 

Essa é apenas uma das etapas dentro do processo de abertura de uma empresa, mas que, isoladamente, já demanda muita dedicação e organização por parte de quem tem o sonho de empreender.

 

A MK sabe a importância de começar esse sonho com organização e segurança, realizando cada etapa com a atenção que merece. Por isso, estamos disponibilizando gratuitamente o E-book: Guia da Abertura de Empresas - Tudo o que você precisa saber para abrir uma Startup.

 

Nele você encontra um passo a passo do processo de abertura, desde a fase de ideação até a montagem de equipe, além de dicas e lista de documentos necessários para cada fase.

 

Não deixe essa oportunidade passar, é só baixar e continuar aprendendo com a gente!


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