O nosso dia a dia é cercado de planejamentos. É preciso planejar as tarefas da semana para não chegarmos no final dela sobrecarregados, planejar viagens com antecedência para economizar os custos e conseguir aproveitá-la da melhor forma possível e, obviamente, planejar o nosso futuro, de forma que alcancemos o sucesso.
O mundo empresarial opera sob a mesma lógica, desde a criação de uma ideia até o dia a dia operacional da empresa. Tudo passa por um planejamento adequado, de forma a diminuir os custos, otimizar o tempo e garantir melhor segurança em investimentos.
Muitas ideias de produtos e serviços não chegam a sair do papel, não porque necessariamente eram inviáveis, mas porque faltou planejamento, ou melhor, plano de negócios.
O plano de negócios auxilia a ampliar sua perspectiva sobre um negócio, antecipando situações e auxiliando o empreendedor a criar estratégias para lidar com elas. Por isso, essa ferramenta de gestão serve tanto para um produto ou serviço que está sendo criado, quanto para os já existentes, mas que passam por dificuldades.
Quer entender melhor o que é plano de negócios e como aplicá-lo na sua empresa?
Continue nesse artigo com a gente e vamos aprender juntos!
O que é Plano de Negócios e quais são suas vantagens?
O plano de negócios é um documento que tem como função o planejamento descritivo do seu negócio. Nele vão estar presentes a descrição do seu negócio, o conceito, as estratégias, os objetivos e a forma como será operacionalizada.
É importante deixar claro que esse documento não é mera abstração, baseada em especulações. Para que o plano de negócios seja eficiente, é preciso que seja elaborado a partir de análise de mercado e com informações e dados apurados de fontes seguras, para que funcione como uma ponte entre a criação e a operação.
Entre as principais vantagens do plano de negócio, estão:
- Conhecer as adversidades que irá enfrentar e planejar suas estratégias antes da ideia sair do papel;
- Ajudar sua empresa na organização e alinhamento entre os sócios;
- Conhecer melhor a concorrência e o mercado de atuação do seu serviço ou produto;
- Maior segurança para a obtenção de financiamento e investimento.
Plano de Negócios: passo a passo
Agora que você já sabe o que é um plano de negócio e conhece as vantagens que esse documento pode trazer para a sua empresa, é hora de colocar a mão na massa. A seguir, vamos explicar um possível passo a passo de como implementar o plano de negócios.
Vamos lá?
Sumário Executivo
É a primeira parte do plano de negócios, que deve conter um resumo com as informações mais importantes do negócio, como:
- Dados dos empreendedores e do empreendimento
- Missão da empresa
- Setor de atuação
- Forma jurídica
- Capital Social
- Regime tributário enquadrado
- Fontes de recursos
Análise de mercado
A análise de mercado é a etapa em que será feito o estudo de quem serão seus clientes, descrever sua faixa etária, gênero, escolaridade, renda, bem como seus interesses e comportamentos.
Além disso, é necessário conhecer seus concorrentes. É importante identificar quais são seus pontos fracos e seus pontos fortes, sua forma de operação, como uma oportunidade de gerar, desde o início, uma vantagem competitiva.
Por último, a pesquisa de fornecedores também é parte importante neste segmento. São eles quem irão disponibilizar a matéria prima e os equipamentos necessários para o seu negócio. Por isso, além dos custos de material, também é necessário levar em conta a qualidade, a agilidade e a flexibilidade de negociação.
Plano de Marketing
O plano de marketing é a descrição detalhada de todos os produtos oferecidos pela sua empresa, como cores, sabores, rótulos, marcas, tamanhos.
Além disso, é nessa parte que são apresentadas as estratégias promocionais, a precificação e o planejamento dos canais de distribuição, isto é, o planejamento de como fazer com que esse produto chegue até o cliente.
Plano operacional
No planejamento operacional, primeiramente, é necessário definir como será feita a distribuição espacial das áreas das empresas, assim como a qualificação dos funcionários, levando em conta o fluxo de trabalho.
O processo operacional também precisa estar detalhado nesta etapa, isto é, desde a fabricação de produtos e rotinas administrativas, até a entrega para o consumidor final.
A capacidade de distribuição e armazenamento também precisam ser definidas. Afinal, de nada adianta um impulsionamento de vendas, sem capacidade para fazer com que esse produto chegue até o seu consumidor. Por esse motivo, os prazos de fornecedores também fazem parte dessa fase.
Plano financeiro
O plano financeiro é quem vai revelar a viabilidade do seu negócio, verificando se a geração de receita e lucro está de acordo com a estrutura de custos necessária para manter o negócio. Entre os principais aspectos que precisam estar presentes nessa etapa, estão:
- Investimento inicial
- Estimativa do investimento total
- Capital de giro necessário
- Estimativa de rendimento mensal
- Projeção da lucratividade
- Prazo de retorno do investimento
Análise de cenários e avaliação estratégica
Na análise de cenários, você basicamente cria cenários das mais diversas formas, otimistas, pessimistas, previsíveis, e elenca ações que devem ser tomadas para cada um desses cenários, de forma a não ser surpreendido.
A avaliação estratégica costuma ser feita através de duas ferramentas de análise. A Análise SWOT (Strength, Weight, Opportunities, Threats). É uma abreviação do termo inglês, que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Essa ferramenta serve como um parâmetro para avaliar o ambiente interno (forças e fraquezas) e o ambiente externo (oportunidades e ameaças). Dessa forma, o empresário tem uma visão mais ampla de suas deficiências e como corrigi-las, tornando o seu negócio mais competitivo.
Business Model Canvas
Uma das ferramentas mais conhecidas para a elaboração de um plano de negócio é o Business Model Canvas.
É uma ferramenta de gestão estratégica para desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes.
O diagrama é composto de 9 blocos, nos quais você responderá perguntas e formará o Plano de Negócio Canvas, os blocos são:
- Proposta de Valor
- Segmentação de Clientes
- Canais
- Relacionamentos
- Receitas
- Recursos
- Atividades
- Parcerias
- Estrutura de custos
É uma metodologia caracterizada pela simplicidade e objetividade, mas que pode auxiliar a ter uma visão mais ampla do seu negócio e analisar de forma conjunta as informações referentes ao seu negócio.
Conclusão
A realização de um plano de negócio é um esforço que compensa, pois através dele é possível, desde o início, avaliar a visibilidade do negócio no mercado e ter segurança para decidir se o esforço de tirar essa ideia do papel vale a pena.
Agora que você aprendeu com a gente como realizar um plano de negócio e dar a largada no mundo dos negócios, que tal aprender os passos seguintes?
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