O que é pivotar?

A vida de um empreendedor é cercada de decisões de risco. Muitas ideias crescem com facilidade no mercado, outras infelizmente acabam não indo para frente. Dessa maneira, o bom empreendedor precisa aprender com seus acertos, mas também com seus erros.

 

É necessário coragem para criar uma ideia do zero e lançá-la no mercado. Da mesma forma, também é preciso ter coragem para reconhecer as ideias que não funcionaram. Nesse último caso, o empreendedor tem duas escolhas, desistir e dar início a outros projetos ou pivotar.

 

Pivotar vem do inglês, pivot, conceito amplamente conhecido pelos empreendedores do Vale do Silício. Esse conceito tem o objetivo de propor técnicas que podem garantir a sobrevivência ou a manutenção de um negócio em momentos de crise ou desafios.

 

Vamos entender melhor o que isso significa?

 

O que é pivotar?

 

Pivot, como falado acima, é um termo inglês que pode ser traduzido literalmente como pivô, mas para o significado empresarial que vamos trabalhar, sua tradução ficou mais conhecida como pivotar.

 

Pivô é algo que gira em torno do seu próprio eixo, isto é, consegue olhar para diferentes direções, permanecendo em sua própria base. Quem já acompanhou uma partida de basquete, certamente vai se lembrar da posição de pivô. Um dos principais fundamentos dessa posição é manter pelo menos um dos pés fixos na base, enquanto gira procurando gerar bons passes ou lances de perigo.

 

Pivotar, portanto, opera através da mesma analogia do jogador de basquete. Firma a base em sua posição já conquistada e gira os rumos da empresa para outras direções, em busca de melhores oportunidades.

 

Quer ver um exemplo disso?

 

A Netflix iniciou seus trabalhos como uma locadora de DVDs pela internet. Enxergando uma oportunidade através do streaming, pivotou seu modelo,  encerrando o serviço de entrega física, para disponibilizar filmes e séries apenas pelo streaming.

pivotar

Qual o momento de pivotar?

 

Isso varia de empresa para empresa. Para avaliar o momento certo de pivotar, é preciso avaliar dados internos e a posição do seu negócio em relação ao mercado.

 

São diversos os motivos que podem levar um empreendedor para as estratégias de pivotar. 

 

No exemplo da Netflix, que citamos acima, o motivo foi a enxerga de uma oportunidade de negócio melhor. Mas uma empresa pode pivotar em situações que o serviço ou o produto ficou ultrapassado, quando o interesse dos consumidores mudou ou se o produto não teve boa aceitação no mercado.

 

O Sebrae destacou quatro pontos que podem auxiliar na identificação do momento certo de pivotar:

 

Qual a razão de pivotar?

 

Acima destacamos algumas das principais razões que motivam os empreendedores a pivotar. Portanto, primeiramente, é preciso compreender por que razão a sua empresa precisa procurar outras direções.

 

Estágio atual do negócio

 

Se a empresa iniciou há pouco tempo, a mudança de direção não será tão trabalhosa. Mas quando se trata de empresas que já operam há tempos com um mesmo produto ou serviço, essa mudança passa por um reposicionamento e por esse motivo precisa ser avaliada com cautela.

 

Qual o grau da mudança desejada?

 

Pivotar não necessariamente significa mudança completa. Às vezes, é necessário apenas uma direção diferente nas estratégias de ação, em outras, a mudança é completa. Nesse ponto, a cautela também é recomendada na avaliação, pois quanto maior a mudança, mais recursos serão exigidos.

 

Avalie os recursos disponíveis

 

De nada adianta a tomada de decisão por uma mudança de direção, sem ter em mãos os recursos necessários para que os objetivos sejam alcançados. Os recursos vão desde a motivação, até verba, tempo e planejamentos bem definidos.

 

Como pivotar o negócio?

 

Nesse ponto do texto, você já deve ter percebido que são diversos fatores que levam um empreendedor a pivotar. Portanto, o modo de realização não é como uma receita de bolo, pois para cada objetivo, o planejamento será diferente. 

 

Pivotar, assim como empreender, envolve riscos e indeterminações. Mas existem alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de acerto durante o planejamento. Vamos listar alguns deles:

 

  • Treinar os profissionais da empresa para que possam lidar bem com as mudanças desde o início;
  • Faça o monitoramento constante da mudança, avaliando os efeitos positivos e negativos, com o objetivo de corrigir as falhas que podem surgir;
  • Tome as decisões sobre pivotar ou não a partir de dados do próprio negócio e das análises de mercado;
  • Tenha como foco a satisfação das necessidades de seus clientes finais.

startup

Planejamento estratégico para pivotar

 

Outra maneira que auxilia os empreendedores a tomar decisões na hora de pivotar, é o planejamento estratégico. Um planejamento bem definido ajuda a identificar, de maneira mais clara, as melhores direções para os objetivos traçados.

 

Vamos destacar duas técnicas que podem ajudar na realização do seu planejamento:

 

Análise SWOT

 

Também conhecida no Brasil como FOFA, essa análise auxilia na identificação de quatro pontos cruciais dentro da empresa (Força, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Com isso, é possível ampliar a visão interna e externa dentro da empresa. 

 

Para a técnica de pivotar, esse conhecimento é enriquecedor, pois ajuda o empreendedor a compreender melhor o grau de mudança necessário (aspecto interno) e possibilita uma visão mais completa sobre as oportunidades de negócio do mercado (aspecto externo).

 

Missão, Valores e Visão

 

Toda empresa grande tem escrito em suas páginas ou documentos oficiais a visão, a missão e os valores da empresa. Isso pode parecer mera formalidade ou algo para chamar atenção de clientes, mas não é o caso.

 

Definir a missão, é definir a razão de ser da empresa. Visão é o plano de futuro, isto é, onde a empresa quer chegar. E valores são os princípios que irão guiar todas as atitudes e decisões da empresa.

 

Se o empreendedor tem esses três fatores bem definidos, a compreensão do que é necessário pivotar e como fazê-lo fica mais clara, afinal, você tem um propósito, um plano de futuro e princípios pré-estabelecidos.

 

Apoio de aceleradoras

 

Outra maneira de pivotar um produto ou serviço, é obtendo apoio técnico através de aceleradoras de startups. Esse tipo de ecossistema se consolidou há pouco tempo no Brasil e tem como principal objetivo impulsionar o crescimento do negócio.

 

Portanto, se a sua estratégia de reposicionamento no mercado demanda certa urgência, vale a pena conhecer as principais aceleradoras já consolidadas no Brasil.

 

Conclusão

 

Pivotar é garantir a sobrevivência no mercado, reconhecendo erros pelo caminho e utilizando a determinação e um bom planejamento para corrigir as falhas.

 

O planejamento é o principal aliado de todo empreendedor que deseja dar início ao seu próprio negócio. Desde o momento de ideação de um produto até a abertura das portas, existem diversas ferramentas, técnicas e dicas que auxiliam as tomadas de decisão de cada etapa.

 

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