A capacidade de resolver impasses, conduzir e desenvolver pessoas e, além disso, se adaptar aos mais variados cenários, são características clássicas de uma boa liderança. E é exatamente nesse contexto, que surge a chamada liderança situacional.
Não é novidade que uma boa liderança é capaz de transformar o ambiente laboral, engajando a equipe e alcançando melhores resultados. Isso porque, é natural que os liderados sejam muito mais produtivos e eficientes quando contam com uma figura superior que não exerce simplesmente o papel de ''chefe'', mas sim de verdadeiro líder, que não só inspira, mas também conduz as mais variadas situações de forma coerente e, sobretudo, estratégica.
Quer entender como é a liderança situacional e como fazer para desempenhar esse papel tão importante nas organizações? Continue acompanhando este artigo!
O que é Liderança Situacional?
Antes de mais nada, podemos dizer que um bom líder situacional é capaz de se adaptar conforme o nível de maturidade e distinção dos seus funcionários, ou seja, conforme a situação.
Nesse sentido, a liderança situacional é a aptidão do líder em orientar todos os colaboradores da equipe a seguirem uma direção muito mais assertiva e eficaz, se baseando em informações importantes sobre o contexto em que se inserem.
Vale destacar que o cerne da teoria, baseia-se na ideia de que não existe uma escala específica que caracteriza os ''melhores tipos de liderança''. Mas sim, que as mais bem sucedidas se adaptam e sabem ''tirar de letrar'' as mais variadas circunstâncias.
Esse modo de liderar sempre considera o momento que o colaborador está passando, por isso, um líder situacional precisa avaliar diversos aspectos do contexto do trabalho como: forças, fraquezas, inteligência emocional, competitividade, técnica, além de outros fatores que podem influenciar no trabalho de forma negativa e positiva.
Em suma, a teoria da liderança situacional delega de acordo com os perfis, cargos e nível de conhecimento. Gerindo, assim, a equipe de maneira eficiente e potencializando a performance dos colaboradores em busca de um mesmo propósito (bons resultados).
Os 4 modos de liderança
A teoria da liderança situacional, desenvolvida em 1969, por Paul Hersey e Ken Blanchard, defende a existência de quatro estilos de liderança, em quatro fases diferentes.
Vamos entender quais são eles?
DIREÇÃO:
Primeiramente, o líder deve mostrar ao membro da equipe como as tarefas devem ser realizadas. Dessa forma, o colaborador adquire confiança e planeja formas efetivas para se auto gerenciar. Isso significa que nesse modo, o líder deve monitorar a tarefa do início ao fim para que a confiança seja conquistada.
ORIENTAÇÃO:
Aqui, o líder supervisiona de forma contínua a equipe. Além de sempre retornar com os feedbacks das atividades e recolher sugestões de melhorias para contribuir com o projeto. Nesse caso, a decisão final é de responsabilidade do líder, mas o colaborador sente-se motivado para sugerir melhorias.
APOIO:
Nesta fase há uma maior confiança no colaborador. Ou seja, a liderança normalmente oferece maneiras para o time discutir e analisar perspectivas diferentes. Dessa forma, o colaborador possui suporte para realizar sua demanda, mas sem o papel predominante do líder como um supervisor.
AUTONOMIA:
Agora a equipe está preparada para a gestão! Ou seja, é possível executar as tarefas com liberdade e independência. O líder fica mais afastado para os membros tomarem decisões e assumirem a responsabilidade pelo que acontece. Neste nível os liderados são maduros e compreendem quais os seus papéis assim como seus deveres.
Dessa forma, conseguimos chegar na conclusão que os líderes situacionais:
- Possibilitam que as equipes e organizações sejam mais produtivas. Melhorando o desenvolvimento de um funcionário novo ou que está aprendendo uma nova tarefa.
- Incentivam colaboradores engajados e comprometidos pois reconhecem sua autonomia.
- Acompanham as mudanças de comportamento.
- Identifica qual é o melhor momento para ser flexível ou quando deverá ser mais rígido.
Os 4 níveis de maturidade
Os 4 modos de liderança situacional dependerão dos 4 níveis de maturidade dos colaboradores. Em outras palavras, dependerão do nível de conhecimento e competência. O chamado "nível de maturidade" está relacionado com a competência para assumir responsabilidades e gerir seu comportamento.
- Primeiro nível: Os membros não possuem entendimento ou capacidade para concluir os deveres (os motivos podem ser diversos, como: novos colaboradores ou não se sentem preparados). Podemos concluir que neste nível os liderados possuem uma baixa autoconfiança.
- Segundo nível: Agora os liderados possuem experiência e motivação para executar as atividades. Porém, o apoio do líder ainda se faz presente.
- Terceiro nível: Aqui os funcionários tem total habilidade e capacidade para concluir as tarefas exigidas. Porém, por alguma razão, não se sentem motivados a tomar a responsabilidade para si.
- Quarto nível: Os membros do time possuem ótimas habilidades e estão motivados para cumprir a atividade com total autonomia.
Como desenvolver uma boa Liderança Situacional?
Bom, como vimos ao decorrer deste texto, a liderança situacional se baseia na capacidade de flexibilidade de acordo com as situações que o líder encontra. Ou seja, como se adaptar de acordo com as necessidades da equipe e conforme a situação exige.
Isso significa que no início do trabalho (onde os membros não possuem experiência e confiança) é normal que a liderança exerça características de direção, já que o nível de maturidade do colaborador ainda é bem ''cru''.
Ao longo do tempo e com a evolução dos liderados, o estilo de liderança também evoluirá com eles, de forma simultânea.
Conclusão
Conseguimos ver durante esse texto que um líder situacional deve conhecer a singularidade de cada membro de sua equipe. Além de ajustar seu modo de liderar conforme as necessidades e assim desenvolver seu time para que juntos consigam chegar num grau elevado de maturidade.
Vale lembrar que um bom líder situacional deve reconhecer e encarar um problema de inúmeras formas (de acordo com o contexto).
Além disso, a liderança situacional é uma forma de gerir não só dos gerentes, mas também deve ser uma ferramenta usada pelos diretores e sócios que visam o melhor desenvolvimento da organização, em busca de melhores resultados.
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