Inovação é a palavra do momento no ambiente empresarial e não por acaso. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico, é necessário estar constantemente pensando em novas formas de inovar para estar pronto para atender às novas demandas, processos e exigências do mercado atual.
Mas assim como em diversos outros processos, a inovação não é apenas uma concepção vazia. Ela possui uma metodologia e formas concretas de serem aplicadas em um negócio.
É aí que entra o processo de Gestão de Inovação.
Nesse artigo vamos explicar o que é a Gestão de Inovação, mostrar seus benefícios e a forma de implementar essa metodologia na sua empresa.
Continue a leitura!
O que é Inovação?
Muitas pessoas acreditam que a inovação só está presente na criação de novos produtos e serviços. Mas também é considerada inovação a proposição de um olhar diferente para algo preexistente, seja um produto, serviço, processo ou modelo de negócio.
Podemos definir que o conceito de inovação está diretamente ligado à criatividade, sempre com o objetivo de abrir novas oportunidades de negócio e, muitas vezes, novos mercados.
Mas como falamos acima, inovação não é um mero conceito abstrato de ideia criativa. A inovação existe quando essa ideia está ancorada na identificação de uma oportunidade. É o resultado de uma ideia promissora, somado a forma de implementação dessa ideia e os resultados obtidos a partir desse projeto.
O que é Gestão de Inovação?
A Gestão de Inovação é a metodologia pela qual é feita a inovação. Portanto, dentro desse modelo de gestão estão o desenvolvimento, a organização, a implementação e o gerenciamento desses processos, projetando que a inovação esteja inserida e seja aplicável em todos os campos da empresa.
Por ser uma metodologia concreta de se fazer inovação, ela possui início, meio e fim, que são estruturados dessa maneira:
- Início - Criação de ideias e projetos: é o momento de brainstorming e, justamente por esse motivo, é o momento de estar de mente aberta para todos os tipos de ideias e projetos, evitando pré-julgamentos. Nessa etapa, a inovação aberta também é incentivada, visando encontrar projetos de inovação ou soluções inovadoras em ambientes externos aos da empresa.
- Meio - Gerenciamento de processos: é nessa etapa que a gestão de inovação irá acontecer propriamente através das operações de processos que serão remodelados, em virtude de novos métodos inovadores.
- Fim - Entregas e geração de resultados: nessa etapa se verificará os efeitos e consequências que os projetos de inovação trouxeram. Seja para um processo interno dentro da empresa ou para a realização de um novo produto ou serviço.
A gestão de inovação também acontece a partir da observação de ambientes externos. Identificando oportunidades, analisando processos de outros setores e concorrentes e até possibilitando a troca de informações com áreas externas através de projetos, por meio da inovação aberta.
Como implementar a Gestão de Inovação na sua empresa?
Introduzir a inovação no organograma da empresa
A inovação não pode ser uma meta complementar. Por isso, é necessário incluí-la dentro de um setor específico na empresa, o ideal é que ela seja incluída em um nível gerencial.
O gestor de inovação é quem vai garantir os processos disruptivos e avaliar se os projetos de inovação estão de acordo com o mercado atual.
Cultura de inovação
Para uma gestão de inovação ser bem sucedida, é necessário dar condições e estruturas para que ela possa crescer dentro da empresa. Toda inovação vem acompanhada de certo risco, mas é necessário estar aberto a novas ideias e disponibilizar autonomia.
Lembre-se que toda decisão, que traz consigo um risco, é porque gera retornos acima da média.
Uma cultura de inovação é formada através da viabilidade de treinamentos, cursos e palestras sobre o tema, além do engajamento e incentivo dos líderes, valorizando o espírito inovador.
Inovação como estratégia empresarial
É necessário que a inovação esteja alinhada com os alinhamentos estratégicos do negócio, promovendo a coesão entre todos os recursos disponíveis. Desse modo, todos os processos de produção, operação e gerência se atualizarão de acordo com as novas propostas de inovação.
OBS: É bom lembrar que muitas empresas, como a Kodak e a Blockbuster, pagaram caro por não adotarem a inovação como estratégia em seus modelos de negócio.
Implementação de novas ideias
A implementação de novas ideias surge a partir da motivação e do apoio que a empresa dá para a criação delas.
Se um funcionário propôs uma ideia que não teve muita aceitação, ao invés de descartá-la imediatamente, procure maneiras de aperfeiçoá-la ou procure evidenciar os motivos que incapacitam essa ideia.
Estruturar os processos de inovação
A gestão de inovação é quem será encarregada de sistematizar todo o processo dentro da empresa. Criação, análise, viabilidade econômica, aceitação dos clientes, entre outras etapas igualmente importantes.
Por conta disso, é preciso equipar esse setor com ferramentas necessárias, para que esse trabalho seja desempenhado com excelência.
Contar com uma ferramenta de gestão permite ao setor contar com indicadores, métricas, relatórios e gráficos que auxiliarão e darão mais segurança para a dinamicidade desse processo.
Estudar os aspectos legais
As questões legais são um aspecto importante para quem incorpora uma gestão de inovação na empresa. Uma vez que será necessário o registro de marcas, patentes e propriedade intelectual.
Mas também existem vantagens legais nesse processo. Hoje em dia, existem acesso a crédito e financiamentos, especialmente para empresas inovadoras, além de outros benefícios tributários que podem fortalecer ainda mais os seus projetos.
Conheça os benefícios da Gestão de Inovação
São diversos os benefícios que a gestão de inovação pode trazer para a sua empresa. Veja alguns deles a seguir!
Maior competitividade
A gestão de inovação aumenta a frequência maior de produtos e serviços diferenciados, promovendo novas experiências aos clientes. Com isso, os clientes se dispõe a pagar mais pela experiência e o valor agregado gerado a partir dos seus produtos e serviços.
Esse diferencial gera vantagem competitiva em relação aos concorrentes, aumentando a lucratividade e a competitividade da sua empresa.
Maior valor da marca
Empresas que promovem mudanças inovadoras dentro de processos de gestão ou entregam soluções criativas para seus clientes, agregam valor à sua marca e contribuem com a sustentabilidade da empresa.
Como exemplo podemos citar a Netflix, Uber, Airbnb, empresas que cresceram em ritmo acelerado por se destacarem em seus processos de inovação.
Abertura de novos mercados
Além de tudo isso, outro diferencial da inovação é o fato de estar sempre buscando nichos, carências e oportunidades de negócio até então inexploradas.
A Netflix identificou o avanço tecnológico das últimas décadas e percebeu que migrar das locadoras para o streaming, através de uma assinatura mensal, era o caminho para o sucesso a longo prazo. Seu processo foi tão inovador, que faliu sua maior concorrente na época, a Blockbuster, e provocou uma revolução nos serviços de streamings.
Conclusão
A gestão de inovação acontece quando as ideias saem do papel para a realidade, criando soluções e uma realidade mais sustentável e rentável para as empresas.
Novas tecnologias e métodos de inovação surgem todos os dias, impactando diretamente no estilo de vida das pessoas e, consequentemente, das empresas.
Para compreender e atuar diretamente neste cenário, é fundamental que a empresa saiba onde está, para onde deve ir e como chegar até lá, de forma segura e eficiente.
Por isso, a MK disponibilizou gratuitamente o E-book: Melhores métodos para fazer o Planejamento Estratégico da sua empresa.
Nele vamos ensinar você como fazer um planejamento estratégico alinhado aos interesses da sua empresa.
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