Employee Experience: retenção de talentos e alta performance

Segundo a Microsoft Work Trends de 2022, as prioridades dos funcionários atualmente ao escolher uma empresa são:

Como visto nesta pesquisa, o salário não é mais o fator principal na escolha de uma empresa, tampouco o único.

Atualmente, os profissionais querem se sentir bem no seu ambiente de trabalho, afinal, é o local onde passam boa parte de seus dias.

Remuneração, benefícios, relação com colegas, ergonomia, relação com a liderança, pressão, performance, etc.

Tudo isso está relacionado com a experiência do colaborador, ou, Employee Experience.

Esse é um termo que está em alta no mercado, e abaixo você vai entender mais sobre ele!

O que é Employee Experience?

Employee Experience é uma estratégia de negócio que visa o cuidado com a jornada do colaborador.

E essa jornada não começa só no momento em que a pessoa entra na empresa, mas desde o seu primeiro contato com a organização até o momento em que ela sai.

Essa estratégia irá cuidar de todo o conjunto de interações e vivências da jornada do colaborador, visando a sua satisfação e engajamento.

Ações como festas de final de ano, brindes em aniversário de empresa e outros, contribuem para esses dois fatores.

Entretanto, eles devem ser observados e trabalhados no dia a dia da jornada do colaborador, e não apenas em momentos específicos.

Mas engana-se quem pensa que isso deve ser uma estratégia só do time de RH: é extremamente importante que as altas lideranças se envolvam e engajem na metodologia, caso contrário ela não será efetiva.

Dessa forma, a área de Recursos Humanos vai atuar na facilitação, mas é preciso começar a partir da liderança e tornar isso parte da cultura organizacional.

Aplicar essa estratégia pode trazer vários benefícios para a organização, como maior lucratividade, menos turnover, melhora do employer branding e entre outras.

Logo a frente veremos as 3 esferas da experiência do colaborador, os benefícios, um case do Airbnb e boas práticas de Employee Experience. Continue a leitura!

As 3 esferas do Employee Experience

Segundo Jacob Morgan, um dos maiores estudiosos de Employee Experience, há 3 esferas que compõem a experiência do colaborador: o ambiente cultural, físico e tecnológico.

employee experience

O ambiente cultural é intangível. Cultura empresarial não é facilmente definida, mas ainda assim possui forte influência sobre a experiência de um colaborador dentro da organização.

Se trata do estilo de liderança, da forma como as coisas acontecem, como as pessoas se comportam, o propósito e os valores da empresa.

Apesar de intangível, a cultura pode fazer o seu colaborador se sentir mais engajado no trabalho, ou até gerar desmotivação.

Já o ambiente físico é o mais fácil de reconhecer, pois ele é visível. É o que as pessoas vêem, tocam e até sentem o cheiro.

Claro que ninguém quer trabalhar em um ambiente bagunçado, com mau odor e sem estrutura física de qualidade, certo? Isso irá prejudicar sua experiência e dificultar a realização do trabalho.

Mas para além dos itens básicos, há alguns anos diversas empresas vêm reformulando seus escritórios, de modo a torná-los mais engajantes, que facilitem a interação entre as pessoas e fomentem a criatividade e produtividade. 

Por fim, o ambiente tecnológico se trata das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho.

Estamos sempre buscando pela maior otimização de recursos, e cada vez mais surgem ferramentas para ajudar na eficiência de processos.

Não fornecer ferramentas tecnológicas para a execução das tarefas, pode levar a um menor rendimento dos colaboradores, dificultar processos e afetar os resultados.

Quais os benefícios de investir em Employee Experience?

A experiência das pessoas em uma empresa está condicionada a diversos fatores, que são especialmente subjetivos.

Entretanto, quando a área de Recursos Humanos tem como foco as pessoas, buscando garantir uma boa experiência durante todo o contato daquele colaborador com a empresa, há vários benefícios. 

Segundo a Harvard Business Review, cuidar do Employee Experience pode gerar um aumento de 50% nas receitas da empresa.

Além disso, de acordo com o autor Jacob Morgan em seu livro “The employee experience advantage”, empresas que investem na metodologia tem 46% menos turnover, 3x mais lucros por colaborador, 7x mais capacidade de atrair talentos e 4x mais inovação.

Ou seja: é uma relação ganha-ganha.

Ao cuidar do conjunto de interações e vivências que o colaborador tem durante a sua jornada, a empresa tem seus colaboradores mais felizes, produtivos, menos desligamentos, marca empregador mais fortalecida, e maiores lucros.

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Case de Employee Experience do Airbnb

Um dos grandes cases de sucesso dessa metodologia é o caso do Airbnb.

A plataforma que conecta hóspedes e anfitriões de diversos lugares do mundo, teve em 2015 o primeiro Head global de Employee Experience, Mark Levy. 

O objetivo da empresa, ao não ter uma área de RH tradicional, era estruturar e garantir uma boa experiência a todos os seus colaboradores, indo além de ações pontuais e a colocando como uma frente de negócio.

Foram realizadas diversas ações como remodelagem dos espaços de trabalho, disponibilização de créditos para os colaboradores viajarem, mudanças na alimentação oferecida pela empresa e entre outros.

E o resultado não foi diferente: em 2016 a empresa ficou no topo do ranking da Glassdoor de Best Place to Work.

Por isso, vale ressaltar: Employee Experience deve ser parte da cultura e um projeto contínuo na empresa, com um compilado de ações que vão tornar a experiência dos colaboradores mais positiva.

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Boas práticas de Employee Experience

É evidente que nem todas as empresas conseguem fazer uma mudança na mesma proporção do Airbnb: cada uma tem seu contexto, cultura e realidade de recursos.

Mas ter como foco a satisfação dos colaboradores assim como a dos clientes, é algo que pode ser feito por todas as organizações.

Confira abaixo algumas boas práticas de Employee Experience:

1. Crie uma cultura de feedback e reconheça as pessoas

Ter uma cultura de feedback possibilita que as pessoas, até mesmo as lideranças, entendam os seus pontos de melhoria e o que está indo bem.

Para garantir uma boa experiência do colaborador é preciso ouvi-los e entender suas necessidades, por isso criar um ambiente que fomente este tipo de comunicação e troca é fundamental.

Entretanto, é preciso saber ouvir. Criar esse espaço envolve ouvir coisas difíceis e não reprimir (especialmente as lideranças) a opinião das outras pessoas, pois isso as impediria de falar em outras situações.

Feedback tem que estar no dia a dia, deve ser natural, e tanto construtivo como positivo. 

Pessoas gostam de sentir que são importantes e que o seu trabalho é valorizado.

Por isso, é preciso reconhecer esforços e conquistas, buscando construir times cada vez mais engajados, felizes e de alta performance.

2. Tenha uma cultura organizacional clara

Como mencionado anteriormente, uma das esferas que compõem a experiência do colaborador é a esfera cultural.

Cada pessoa tem seu estilo de trabalho e perfil, e para saber quem realmente está alinhado à cultura da empresa, é preciso ter clareza de qual é essa cultura. 

Por exemplo: na sua empresa as pessoas costumam trabalhar com mais autonomia?

Então é possível que alguém que não tenha muita iniciativa e proatividade não vá se adaptar muito bem a este estilo de trabalho, e isso vai influenciar sua experiência.

Da mesma forma, se você é uma empresa que trabalha em modelo flexível, vai ser mais difícil proporcionar uma boa experiência para alguém que não lida bem com tanta flexibilidade.

É preciso ter claro que um profissional não necessariamente é bom ou ruim por não se adaptar ao estilo de trabalho de certa empresa, pode ser que ele só não tenha o fit cultural, e se adapte melhor ao estilo de trabalho de outra empresa.

Mas para proporcionar boas experiências é preciso que a empresa e o profissional estejam alinhados, e isso só é possível conhecendo a cultura organizacional.

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3. Incentive os cuidados ao bem-estar

Como visto no início deste artigo, o bem-estar já virou uma das prioridades principais na hora de escolher um novo emprego.

As pessoas costumam passar ⅓ do seu dia trabalhando, portanto, não tem como ignorar o impacto do trabalho do bem-estar das pessoas.

Mostrar a importância e incentivar as pessoas a cuidarem da saúde física e mental, além de trazer grandes retornos para a própria empresa, torna a experiência do colaborador muito mais satisfatória.

Uma das formas mais democráticas de fazer isso é através da oferta e engajamento em um benefício de bem-estar completo, como o da GoGood.

Assim todos os colaboradores, independente de trabalharem presencialmente ou em home office, têm acesso a serviços de bem-estar de forma mais acessível e com qualidade.

benefícios de bem estar

4. Cuide do offboarding 

É muito comum dar-se grande atenção ao onboarding dos novos colaboradores na empresa, e no offboarding isso também é necessário.

O modo como o processo de desligamento é feito é determinante para a forma como a sua empresa será lembrada pelas pessoas, por isso é necessário ter um grande cuidado neste momento. 

Além disso, esse é um momento crucial para colher feedbacks do colaborador sobre a empresa, e aplicar internamente, visando melhorar a experiência das pessoas que ali trabalham.

5. Crie um programa de Employee Experience e envolva as lideranças

Employee Experience tem que ser cultural.

Ações pontuais como festas de final de ano e brindes de aniversário, por exemplo, contribuem para tornar a experiência do colaborador mais agradável, mas descasadas de um programa estruturado, podem causar uma falsa percepção de cuidado ao colaborador.

Para que isso seja de fato implementado, crie um programa de employee experience, com etapas de análise de cenário, planejamento, execução e revisão.

Além disso, é preciso envolver as pessoas, especialmente as lideranças. 

Como citado anteriormente, o RH é um facilitador desta “metodologia”, mas não é o único responsável.

Se as lideranças não estiverem comprometidas com a experiência do colaborador, será muito difícil atingir resultados satisfatórios.

E isso requer também a capacitação das lideranças, para que elas façam uma boa gestão de seus times e entendam sobre a importância do employee experience.

Este conteúdo foi escrito como uma parceria entre a MK Soluções Empresariais e a GoGood.

A GoGood é um benefício corporativo de bem-estar, que possibilita aos colaboradores acesso a uma extensa rede de academias pelo Brasil, e outros serviços como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers.

Conheça mais sobre a GoGood e fale com um dos consultores.

 


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