Como aproveitar a Demonstração do Resultado do Exercício?

Um dos documentos contábeis mais importantes elaborados por toda empresa é a Demonstração do Resultado do Exercício, que indica detalhadamente a performance financeira da organização ao longo do ano. Em geral os resultados são apresentados aos diretores, acionistas, sócios e grupos de investidores. Além de indicar a situação contábil, econômica e financeira da empresa, o documento baseado em dados, estatísticas e indicadores permite tomar decisões estratégicas para o novo período.

 

Assim, os gestores podem utilizar as informações do arquivo para definir o planejamento financeiro e estabelecer decisões estratégicas para o negócio.

O que é a Demonstração do Resultado do Exercício?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma apresentação financeira que aponta em detalhes o resultado de todas as operações da empresa, confrontadas por receitas, custos e despesas. As informações são apuradas de acordo com o Regime de Competência de Contas. Ou seja, as receitas e despesas devem ser apuradas dentro do período em que aconteceram, mesmo que essas transações não tenham sido efetivadas.

A divulgação legal do documento deve abranger o período de exercício financeiro - de janeiro a dezembro do mesmo ano. Para apresentações administrativas, pode ser desenvolvida mensalmente ou trimestralmente com objetivos fiscais.

Quais são as diferenças entre DRE e balanço patrimonial

O balanço patrimonial é um documento demonstrativo de ativos, passivos e das obrigações da empresa, de forma quantitativa e qualitativa, em relação à posição do seu patrimônio e das suas finanças.

Os ativos são os bens, direitos e recursos controlados pela empresa que podem resultar em benefícios econômicos a partir de eventos que já ocorreram. Os passivos são originários de recursos obtidos da obrigação com terceiros, que resultaram de eventos passados e que vão exigir o uso de ativos para serem liquidados.

O passivo deve ser sempre menor do que o ativo, caso contrário significa que a situação da empresa se encontra próxima da falência. Por isso, geralmente, o patrimônio é um resultado positivo apresentado pelo balanço.

Enquanto que a DRE, é um documento de apresentação da situação econômica. A empresa que teve um exercício negativo, terá esse parâmetro em sua DRE, mesmo que os resultados anteriores tenham sido apresentados de forma positiva.

 

Vantagens de elaborar uma DRE

A DRE apresenta informações importantes e fundamentais para o planejamento financeiro, estratégico e tributário da empresa. O documento permite aplicar o cálculo de indicadores de resultado que serão utilizados em melhorias para a gestão diária. Além disso, por meio de uma DRE bem estruturada a empresa poderá:

  • Comparar os períodos

Por meio da DRE, a empresa compara a elevação de lucro bruto e líquido, as despesas e impostos entre períodos específicos. Isso permite avaliar o crescimento do negócio e as diferenças de ganhos em momentos distintos.

  • Calcular o ponto de equilíbrio

O break even da empresa (ou ponto de equilíbrio) é o valor que deve ser gerado em vendas para ter lucro zero, cobrindo os gastos. Os lucros ocorrem a partir do momento em que a empresa atinge esse ponto. Esse dado vai revelar qual o número de vendas necessário para cumprir com as obrigações financeiras do negócio e quanto tempo será preciso para atingir esse ponto. O menor tempo gera o maior lucro. As informações apresentadas na DRE como faturamento, despesas fixas e variáveis, lucro bruto e resultado líquido são essenciais para a análise do break even.

  • Definição de estratégias para o negócio

Uma das principais vantagens de elaborar uma DRE é a definição de estratégias para o negócio. Com uma visualização ampla e aprofundada dos dados da empresa, os gestores podem traçar novos objetivos e rever processos que possam estar gerando prejuízos. Como é um documento elaborado ao final de cada ano, o início de um novo período é um tempo propício para revisar os dados e definir um planejamento financeiro, projetando investimentos e ações que possam gerar maior rentabilidade para os negócios.  

A Demonstração do Resultado do Exercício é um documento obrigatório para todas as empresas que não são enquadradas como MEI. Porém, não deve ser vista apenas como um documento contábil obrigatório, mas sim como um aliado para o seu negócio.

Por se tratar de uma apresentação com diferentes indicadores e demonstrativos, deve ser desenvolvido sob a orientação de um profissional especializado ou uma consultoria financeira que possa acompanhar a análise dos resultados.


Warning: Undefined variable $post in /home1/mkemp713/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/code-block.class.php(133) : eval()'d code on line 9

Warning: Attempt to read property "ID" on null in /home1/mkemp713/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/code-block.class.php(133) : eval()'d code on line 9

Assine nossa Newsletters

    Compartilhe nas redes sociais
    Artigos Relacionados
    Subscribe
    Notify of

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram