O que é e como funciona o Crowdsourcing

É natural que uma Startup, no processo de lançamento de um Produto Viável Mínimo (MVP), enfrente inúmeros desafios e, muitas vezes, precise pensar em estratégias certeiras o suficiente para validar seu produto no mercado o mais breve possível. Para auxiliar os gestores nesse processo de desenvolvimento de ideias e execução do projeto, é que surge o que chamamos de Crowdsourcing.

[Tá bom. Mas o que seria, exatamente, o Crowdsourcing?]

Podemos resumir o termo em uma única palavra: Multidisciplinaridade.

Ainda ficou muito subjetivo, né?

Bom, continue acompanhando o nosso artigo, que vamos te explicar o que é e como funciona o Crowdsourcing

O que é o Crowdsourcing?

Antes de mais nada, é interessante trazermos um apanhado histórico sobre o assunto.

Crowdsourcing, que tem como significado a fusão das palavras crowd (multidão) e outsourcing (terceirização), é um termo que surgiu recentemente no mundo empresarial (aproximadamente 15 anos) e foi criado pelo jornalista Jeff Howe num artigo que escreveu para a revista Wired.

Howe defendeu que, apesar de não ter nascido por conta da tecnologia, o termo surgiu graças a transformação digital.

Em outras palavras, o que ele quis se referir em seu discurso, é que a força dos veículos de comunicação, sobretudo, da internet, hoje em dia viabiliza a colaboração coletiva, facilitando consideravelmente o contato entre pessoas, mesmo que estejam há milhares de quilômetros de distância.

[Mas, afinal, o que é Crowdsourcing?]

De maneira muito resumida, podemos dizer que se trata de uma "terceirização coletiva".

Ou seja, este modelo de produção e de estruturação de processos usa o conhecimento e os aprendizados do coletivo para resolver problemas e desenvolver uma nova solução.

crowdsourcing

Qual as vantagens do Crowdsourcing na empresa?

Conforme abordamos anteriormente, o fato de ser considerado uma terceirização coletiva, torna os projetos elaborados com esse método ''multidisciplinares'', o que, por si só, já resume um leque de vantagens para quem faz uso da técnica.

Além disso, existem outros inúmeros benefícios ligados ao uso do crowdsourcing, os quais listaremos alguns abaixo:

  • Mais pessoas ligadas no projeto: com o crowdsourcing mais de um setor estará envolvido por completo no projeto, além de ser possível integrar clientes e o público nesse desenvolvimento.
  • Mais ideias: Em outras palavras, duas cabeças pensam melhor que uma. Imagine várias? Neste caso as chances de ideias e soluções inovadoras aumentam consideravelmente.
  • Conhecimento compartilhado: Você já deve ter escutado aquela frase "conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado" e ela é muito válida nesse modelo.
  • Melhora na coleta de dados: Além do processo de conhecimento expandido, o crowdsourcing aumenta a percepção dos gerentes em relação aos membros da equipe, aos clientes e sobre o mercado de maneira geral.
  • Aumento de inovação: Com mais pessoas colaborando no projeto é natural que a inovação esteja presente. Além da tendência das melhorias cada vez maiores e melhores.

Adotando o Crowdsourcing na minha organização

Após analisar todas as vantagens que contemplam esse modelo de produção, você deve ter se convencido da gama de melhorias que ele pode trazer à sua empresa, não é mesmo?

Então continue acompanhando e saiba como adotar essa prática na organização.

1 - Tenha a coletividade e a inovação na sua cultura organizacional

Primeiramente, o Crowdsourcing deve ser um pilar da cultura organizacional para ser, de fato, efetivo. Ou seja, o pensamento e sentimento de coletividade e inovação devem se fazer presentes nas ações do dia a dia.

Caso contrário, num projeto maior, dificilmente as ações acontecerão de maneira democrática no grupo e o modelo não será benéfico.

Em outras palavras, uma organização que possui dentro da sua cultura a inovação e coletividade (com pessoas ligadas a mais de uma área e atuando em partjobs dentro da empresa) está mais próxima de bons resultados, com esta técnica, do que empresas consideradas conservadoras.

Leia também: Como o clima organizacional pode influenciar no desempenho dos colaboradores.

2 - Realize um diagnóstico das áreas

Apesar de ser uma ótima ferramenta, nem todas as áreas da empresa se beneficiarão com essa metodologia.

Por isso, o ideal é realizar um mapeamento dos setores para identificar aqueles com maior potencial para gerar bons resultados.

Além disso, outro ponto importante é identificar os colaboradores que possuem o perfil ideal para serem os responsáveis por inserir o crowdsourcing em suas respectivas equipes.

3 - Estimule e permita a construção coletiva

É necessário que a coletividade e inovação estejam presentes nos processos do cotidiano.

Ou seja, a empresa deverá utilizar plataformas e/ou metodologias que priorizem a contribuição e construção coletiva na hora de realizar tarefas e outras atividades.

Vale destacar que, neste ponto é possível envolver o público externo, como os clientes.

crowdfunding

Muitas empresas de sucesso adotam essa ferramenta

Atualmente as áreas que mais se beneficiam desse método de "terceirização coletiva" são: marketing e vendas (através do branding), desenvolvimento de produtos (pelo feedback de usabilidade) e a área de TI (pela programação e avaliação de softwares).

No entanto, isso não é nenhum impedimento e qualquer setor que tiver necessidade poderá fazer uso dessa ferramenta.

Bom, agora que já elencamos uma série de benefícios deste modelos de produção, separamos algumas empresas multinacionais que possuem o Crowdsourcing como ferramenta interna. Confira abaixo:

  • McDonald's: Provavelmente você já se deliciou com um Big Mac, né?! Sabia que muitos dos produtos e procedimentos do "Méqui" são feitos através de processo colaborativo?
  • Coca-Cola: Para acompanhar um lanche, nada melhor que uma coca-cola. A empresa também é adepta dos processos colaborativos e costuma lançar concursos com prêmios para incentivar a participação do público.
  • Harley Davidson: Saindo da área de alimentos e bebidas, a Harley Davidson já usou das ferramentas de terceirização coletiva quando estava desenvolvendo especificações e cores para um novo modelo de motocicleta no ano de 2011.

Conclusão

 

Como você pôde notar ao longo desse artigo, empresas que adotam o crowdsourcing podem (e certamente vão) colher ótimos resultados.

O motivo disso é que ao priorizar a construção coletiva e a inovação, a chance de conseguir soluções otimizadas cresce exponencialmente.

Quando falamos, especificamente, de empresas de tecnologia e Startups, entramos em um mundo praticamente novo, com soluções empresariais completamente fora do comum e, ao mesmo tempo, novos desafios em todas as esferas do negócio.

Por essa razão, é sempre importante destacar que, apesar dos avanços acelerados de produtos inovadores e disruptivos, essas empresas, quase sempre se desenvolvem em um contexto de extrema insegurança jurídica e tributária. Afinal, os processos de regulamentação promovidos pelo estado estão longe de acompanhar os passos largos dado por essas empresas.

E, não é novidade os problemas imensuráveis ($$) que uma empresa sem o devido preparo pode passar com os órgãos fiscalizatórios, né? O ideal é se precaver.

Nesse contexto, é essencial que modelos de negócio inovadores entendam a importância de realizar um planejamento tributário. Nós, aqui da MK Soluções Empresariais, abordamos o assunto em um Guia prático de Planejamento Tributário para empresas de tecnologia. Não deixe de conferir!


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