Um dos pilares na construção e reconhecimento de um negócio no mercado é a capacitação profissional dos colaboradores que executam projetos e prestam serviços para uma organização. Com o aperfeiçoamento de técnicas e habilidades pessoais, os funcionários geram melhores resultados, tendo maior agilidade e aumentando o retorno financeiro para a empresa. Por isso, é fundamental que os gestores busquem meios de incentivar o desenvolvimento constante dos trabalhadores, ampliando ainda, a retenção de talentos.
Essa necessidade de impulsionar a capacitação dos trabalhadores está associada às falhas na formação profissional, e ainda às constantes mudanças e surgimento de novas tecnologias. Durante a graduação, os futuros técnicos, desenvolvedores e programadores, recebem uma formação básica e por vezes, limitada. Não por acaso, muitas empresas optam por contratar estagiários e investir na qualificação profissional do futuro empregado.
Capacitação profissional na prática
Abaixo, listamos 5 dicas para auxiliar os gestores de RH na implementação de soluções que incentivem a capacitação profissional e promovam o aumento da produtividade nas empresas de TI:
1. Realize um levantamento das principais demandas da empresa
Para motivar os profissionais e indicar cursos para realizar, os gestores da organização devem detectar as principais lacunas e futuras necessidades do negócio, a partir da elaboração de um planejamento estratégico. Outra opção é aplicar um diagnóstico empresarial que identifique os pontos que podem ser fortalecidos e aperfeiçoados a partir da capacitação profissional da equipe.
Por exemplo, se uma empresa projeta crescer muito em pouco tempo - cenário comum nas startups - é fundamental que sejam preparados líderes. Nesse caso, os gestores podem apontar algumas habilidades necessárias para que os funcionários evoluam nos planos de carreira e atendam os objetivos da organização.
2. Incentive e promova a realização de cursos
Indique a importância desse processo para o avanço na carreira profissional dos funcionários na empresa e principalmente para o alcance dos objetivos e metas da organização. Para isso, é interessante aliar os interesses dos colaboradores com os propósitos da empresa. Outra opção é promover cursos internos e apoiar a realização de especializações - inclusive, com contribuições financeiras.
3. Reconheça os esforços dos colaboradores
Com o aperfeiçoamento técnico e pessoal motivado pela empresa, os funcionários tendem a se sentir mais valorizados. Crie um sistema de reconhecimento de forma simples ou mais arrojada, para demonstrar a importância da dedicação do colaborador para a empresa. Esse tipo de ação fortalece a cultura interna da organização e tende a reduzir as taxas de turnover.
4. Desenvolva um programa de remuneração estratégica
Muitas empresas de tecnologia têm adotado novas formas de retribuir e compensar os esforços e desempenho dos colaboradores, como por exemplo, por meio da remuneração variável. Nesse modelo, a empresa estabelece uma meta a ser atingida individualmente ou em grupo, que se alcançada irá beneficiar tanto a organização quanto aos colaboradores. Assim, pode-se definir acréscimos no salário ou outros benefícios, com o objetivo de motivar e impulsionar a capacitação profissional, por exemplo.
Esse tipo de remuneração melhora os resultados da empresa, aumentando a produtividade e o engajamento dos trabalhadores.
5. Demonstre ao setor financeiro a importância de investir em capacitação da equipe
Os custos com capacitações e programas de desenvolvimento de funcionários são inferiores a contratação de novos funcionários. Além disso, com o aperfeiçoamento de técnicas, conhecimentos e habilidades pessoais, os trabalhadores podem criar novos produtos e soluções para o mercado, ampliando a competitividade do negócio com maior produtividade e qualidade. Dessa forma, o investimento em capacitações técnicas é compensado com aumento do retorno financeiro para a empresa.
Quer saber mais sobre gestão de pessoas em empresas de tecnologia? Acompanhe o nosso blog e leia também o artigo Avaliação de Desempenho dos funcionários em startups e empresas de TI.