O que é Backlog?

Se você acredita que organização e eficiência são fatores diferenciais para resultados satisfatórios, vai querer conhecer mais sobre Backlog.

 

Backlog é um conceito já muito difundido na área de TI, mas que vem sendo ampliado a diversas áreas, por ter se mostrado muito eficiente no aumento da produtividade e na conclusão de projetos dentro do prazo.

 

Nesse artigo, vamos explicar pra você não apenas o que é Backlog, mas também os diferenciais de aplicar esse conceito na sua metodologia de trabalho. 

 

Ficou interessado? Siga a leitura para entender tudo!

 

O que é Backlog?

 

Se traduzirmos literalmente o termo, do inglês, backlog significa atraso ou acúmulo. Mas, na prática, o conceito nada mais é do que uma lista de tarefas ou um acumulado de afazeres. 

 

Sabe aquela lista de filmes e séries que você anotou para ver nas férias? Ela pode ser considerada um backlog de conteúdos para assistir. Assim como aquela pilha de louças que você deixou para lavar no final do dia, seria um backlog de louças para lavar.

 

No mundo empresarial, portanto, o backlog funciona como uma ferramenta para assegurar que um projeto esteja sendo desenvolvido e aperfeiçoado de forma consistente, principalmente em relação ao cumprimento dos prazos.

 

Quem deve administrar um Backlog?

 

O backlog, em geral, é administrado pelo Product Owner (Gestor de produto). Ele fica responsável por todos os elementos de um produto ou software, desde os objetivos mais estratégicos até os detalhes finais.

backlog

Importância do Backlog

 

Para ficar mais fácil a compreensão desse conceito, vamos a um exemplo:

 

Uma montadora de carros, ao iniciar a montagem de um veículo, tem uma lista de tarefas, das mais prioritárias até o acabamento final. Portanto, é lógico pensar que colocar as rodas e o volante são tarefas prioritárias, uma vez que sem rodas e volante, o carro não anda. Em contrapartida, instalações como vidro elétrico e ar condicionado ficariam abaixo nessa lista de prioridades, pois não são diretamente responsáveis pelo funcionamento do veículo.

 

Para o desenvolvimento de qualquer produto ou software, definir as suas prioridades através de um backlog eficiente, vai otimizar o tempo necessário para a sua produção, além de garantir uma maior produtividade. 

 

Isso também impacta na motivação dos funcionários, uma vez que possuem maior organização do seu tempo de trabalho, passando a ter que lidar cada vez menos com imprevistos.

Agora que você já compreendeu o que é backlog e a sua importância no dia a dia das empresas, é hora de descobrir como ele é utilizado na prática.  Vamos lá?

 

O que é Product Backlog?

 

O Product Backlog é uma lista com basicamente tudo o que precisa ser feito para chegar no produto final. Ou seja, são todas as tarefas que precisam ser desenvolvidas, desde os detalhes até as questões mais urgentes.

 

Em geral, o product backlog é escrito em uma linguagem simples, sem a descrição técnica ou de negócios. Até porque essa lista será dividida e apresentada para todos os envolvidos no projeto, dos desenvolvedores até os patrocinadores e usuários desse projeto.

 

É importante ressaltar, também, que essa não é uma lista em definitivo. Pelo contrário, o Product Owner cria e reordena frequentemente o product backlog, uma vez que as exigências e urgências precisam ser readaptadas durante todo o processo, além da recepção de clientes e das próprias mudanças do mercado influenciarem no desenvolvimento.

 

O product backlog cresce e se modifica conforme se aprende mais sobre o produto e os clientes. Assim que um product backlog tiver conteúdo suficiente, é hora de iniciar o primeiro Sprint.

 

O que é Sprint Backlog?

 

Já sabemos que o product backlog é a lista de todas as tarefas necessárias para a finalização de um produto ou software. O sprint backlog, portanto, é uma lista criada a partir dos itens do product backlog, que a equipe de desenvolvimento se compromete a realizar em um Sprint.

 

Essa etapa é organizada através do Sprint Planning, com toda a equipe, afinal, são eles que irão realizar aquelas tarefas no tempo que estabeleceram.

 

Esse ciclo também é avaliado e atualizado diariamente pelo product owner, para calcular quanto tempo as tarefas levam para serem finalizadas e quanto tempo pode se prever para que as tarefas restantes sejam feitas. 

 

O que é Backlog de Manutenção?

 

Além dos exemplos já citados acima, o backlog também é muito utilizado como uma espécie de checklist de manutenção. Se você já precisou investir em um equipamento para a sua empresa, sabe a importância de realizar reparos e manutenções, para garantir maior vida útil.

 

O backlog de manutenção auxilia nesse sentido, mas diferente dos exemplos anteriores, essa é uma lista sem fim, o que muda são os prazos que são renovados a cada manutenção.

 

Imagine que você possui um veículo para entregas de produtos. Esse veículo vai precisar de troca de óleo, revisão, calibragem dos pneus. São tarefas que precisam ser realizadas com frequência e o backlog de manutenção serve para um controle mais efetivo dessas tarefas, de modo que nada seja perdido.

 

Como refinar meu Backlog?

 

Durante todo o texto, tentamos utilizar exemplos fáceis com o intuito de ilustrar o assunto da maneira mais clara possível. Mas sabemos que, na realidade, diversos produtos e softwares são complexos, com muitas etapas a serem cumpridas e organizar um backlog pode parecer desafiador.

 

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a superar esses desafios:

 

Não sobrecarregue

 

Estipular um tempo razoável para a realização de cada atividade no Sprint é fundamental. Afinal, novas ideias são criadas o tempo todo, urgências aparecem em cima da hora. É necessário levar esses fatores em conta na hora de estabelecer um prazo, caso contrário, os pedidos irão aumentar e consequentemente, atrasar todo o planejamento.

 

Evite muitos detalhes

 

Como dito anteriormente, o ideal é que as informações contidas no backlog sejam sucintas e diretas. Os desenvolvedores tem uma grande demanda em mãos, portanto, quanto mais tempo gasto com detalhes supérfluos, menor será o tempo para realizar as demais tarefas. 

 

Escolha uma única pessoa para administrar o backlog

 

Na metodologia Scrum, o responsável pela administração é o Product Owner. Mas sempre eleja uma única pessoa para ficar a cargo dessa função, isso facilita a comunicação e a organização das tarefas.

scrum

Seja maleável

 

Um produto de qualidade é aquele que atende a necessidade dos seus usuários. Logo, é necessário ser maleável e entender que o backlog vai estar sempre em aberto, conforme os testes e os feedbacks são realizados, é natural que ocorram mudanças de prioridade e do próprio conteúdo do produto. 

 

Lembre-se, o backlog é um repositório vivo e nunca está completo.

 

Não se antecipe

 

E para concluir, se o backlog é um dispositivo vivo, de nada adianta antecipar demais as demandas, uma vez que elas podem mudar a qualquer momento. Isso só vai gerar desperdício de trabalho. Assimilar as exigências de um cliente, de forma precisa, não é tarefa fácil, mas é preciso ter paciência e entender que tudo precisa ser feito no seu tempo.

 

Gostou desse conteúdo?

 

Se você é gestor de uma empresa inovadora, ou deseja abrir uma empresa que precisa estar em constante desenvolvimento, entre em contato conosco, afinal nós da MK prestamos serviços que auxiliam diretamente no desempenho e desenvolvimento de empresas inovadoras há quase 30 anos.

 


Warning: Undefined variable $post in /home1/mkemp713/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/code-block.class.php(133) : eval()'d code on line 9

Warning: Attempt to read property "ID" on null in /home1/mkemp713/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/code-block.class.php(133) : eval()'d code on line 9

Assine nossa Newsletters

    Compartilhe nas redes sociais
    Artigos Relacionados
    Subscribe
    Notify of

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram