Conhecer a fundo o mercado de atuação em que se trabalha pode ser mais complexo do que se imagina, até mesmo para quem atua há anos em determinado nicho.
Pois conhecer a fundo um nicho de mercado, significa compreender o nível de satisfação dos consumidores e suas preferências, conhecer a concorrência e sua operacionalização, estudar sobre possíveis fornecedores.
Parece muita coisa, mas é possível dar conta de realizar um diagnóstico confiável acerca dessas informações por meio da pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica que possibilita aos gestores uma visão ampla da área de atuação e orienta, com informações seguras, no direcionamento de estratégias e nas tomadas de decisão.
Descubra a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio, o passo a passo de como realizá-la e dicas de ferramentas que vão auxiliar sua gestão nesse processo.
Vamos lá?
O que é pesquisa de mercado?
Podemos entender a pesquisa de mercado como uma forma de coletar informações e analisar, de forma sistemática e objetiva, os dados coletados a respeito de mercado, concorrência, público-alvo.
Em relação ao público, especificamente, também é possível realizar pesquisas no sentido de descobrir seus hábitos de consumo e características comportamentais.
O principal objetivo, portanto, é fazer o gestor compreender a realidade de um mercado e, dessa forma, ajudar a traçar os melhores caminhos a serem seguidos na busca por oportunidades ou com o objetivo de identificar problemas específicos à sua área de atuação.
De início, podemos definir duas formas possíveis de realizar o levantamento desses dados:
Pesquisa primária: quando é realizada pela própria empresa diretamente ou através de uma empresa contratada especificamente para essa finalidade.
Pesquisa secundária: quando a consulta é realizada através de dados coletados por terceiros, como instituições e organizações, disponíveis gratuitamente ou pagas.
Qual a importância da pesquisa de mercado?
Existem dois aspectos que levam muitos empreendedores a virar os olhos para a pesquisa de mercado.
O primeiro está ligado aos novos conceitos de inovação, que acreditam não ser necessário conhecer sua concorrência, pois se estaria correndo o risco de reproduzir conceitos banais desse mercado.
O outro aspecto está ligado a empresas de pequeno porte, que julgam a pesquisa de mercado como uma ferramenta voltada apenas para as grandes empresas.
Os dois aspectos podem ser refutados se entendermos que a pesquisa de mercado é voltada para a compreensão de diversas finalidades dentro de um mercado. Independente da sua empresa ser voltada para a inovação ou tratar-se de um negócio local, é fundamental conhecer o ambiente em que você está inserido.
Todo gestor, seja ele um gerente estratégico de uma startup ou um comerciante local, vai tomar diversas decisões ao longo de sua jornada e todas elas vão impactar no futuro desse negócio.
Dessa maneira, é lógico concluir que quanto mais informações estiverem à disposição para a análise, mais seguras serão as decisões tomadas.
Vamos ver alguns benefícios, dentre vários, que uma pesquisa de mercado pode servir:
- Verificar a reputação do seu negócio;
- Testar novos produtos, serviços ou campanhas;
- Elaborar estratégias mais competitivas;
- Minimizar os riscos;
- Explorar novos nichos de atuação;
- Identificar mudanças comportamentais dos consumidores.
Quais os principais tipos de pesquisa de mercado?
Hábitos de consumo
Nos dias de hoje, é possível dizer que as vontades e necessidades dos clientes estão mudando a toda hora. As pesquisas voltadas aos hábitos de consumo tem como enfoque conhecer melhor esses clientes.
Com base nos dados obtidos, é possível direcionar estratégias de marketing voltadas especificamente a esse segmento de clientes. Identificando as melhores redes sociais para investir nas ações, estratégias de precificação e linguagem ideal para a ação.
Força de marca
Como o próprio nome diz, o foco desse tipo de pesquisa é a marca. Pesquisas desse tipo servem como uma balança para medir a reputação da sua marca em relação aos seus concorrentes.
Se as empresas estiverem sentindo que a marca perdeu força nos últimos tempos, essas pesquisas podem servir como um diagnóstico para compreender de maneira objetiva os principais motivos e corrigi-los através de estratégias direcionadas.
Satisfação dos clientes
Essa pesquisa é conhecida no dia a dia como feedback. Muitos clientes podem ter um alto nível de satisfação em relação a um negócio, recomendar a amigos e familiares, mas não irão ligar para a empresa a fim de comunicar isso. É mais comum que esse contato seja feito com mais frequência por quem não teve uma boa experiência.
Dessa forma, uma maneira mais realista de medir o grau de satisfação dos clientes é através da pesquisa de mercado. Geralmente, esse tipo de pesquisa é feito logo após a compra de um cliente.
Satisfação dos colaboradores
Cada vez mais as empresas vêm compreendendo a importância de ter colaboradores motivados com o trabalho e alinhados com os valores da empresa. Afinal, colaboradores motivados e comprometidos tendem a gerar mais produtividade para os negócios.
Colaboradores insatisfeitos e sobrecarregados também podem gerar prejuízos sérios a longo prazo, afinal, são eles o principal ponto de contato com os clientes. Portanto, essas pesquisas servem para medir o grau de satisfação dos funcionários com relação a empresa.
Como realizar uma pesquisa de mercado?
Definir o objetivo
Toda pesquisa de mercado tem como objetivo atender a uma finalidade.
O que você pretende descobrir com essa pesquisa? Está relacionado a vendas, clientes, qualidade dos produtos, avaliação da marca?
É importante que esse objetivo esteja claro desde o início, pois é a partir dele que serão delineados os outros componentes.
Definir o público-alvo
A quem essa pesquisa será destinada? Consumidores, fornecedores, concorrentes, clientes em potencial? Essa pergunta será respondida a partir do objetivo definido no item acima.
Se o objetivo da pesquisa é entender o comportamento de determinado nicho de cliente, também é possível restringir ainda mais esse público-alvo com base em características sociodemográficas e comportamentais.
Amostragem
Desde o início, é preciso definir a quantidade de pessoas que se pretende entrevistar. Quantas são necessárias para atingir o objetivo desejado? Existem cálculos e técnicas que podem dar mais segurança na hora de decidir o número ideal de pessoas para a sua pesquisa.
Elaboração do roteiro
Essa é a parte em que o formulário será criado.
O ideal é que as perguntas sejam sempre diretas, também recomenda-se iniciar com perguntas mais genéricas e caminhar para perguntas mais específicas ao longo do questionário.
Nesse item é necessário ter o objetivo sempre em mente, afinal de contas, as perguntas serão o meio para conseguir descobrir o que se pretendia desde o início.
Aplicação
Uma pesquisa de mercado pode ser realizada de diversas maneiras. Nessa etapa você vai definir qual a melhor maneira para obter os resultados desejados.
Entre as principais formas de pesquisa, estão:
- Face a face;
- Telefone;
- Por link enviado por e-mail;
- Integrada ao site.
Análise dos dados
A análise é o momento de estudar os resultados obtidos através da comparação de resultados, construção de tabelas, cruzamento de informações.
Hoje em dia, existem diversas ferramentas de análise, como o próprio Excel, que conta com diversas ferramentas internas para facilitar a compreensão dos resultados obtidos e ajudar a chegar a conclusões mais seguras.
Gostou desse artigo?
Como vimos, a pesquisa de mercado ainda é fator preponderante para entender o seu mercado de atuação, esteja você iniciando sua jornada no mundo dos negócios ou apenas tentando identificar fraquezas ou oportunidades presentes no mercado em que atua.
Um gestor eficiente sabe que é preciso dedicar atenção em cada etapa de construção do seu negócio. A construção de um negócio é semelhante a de um prédio, se uma viga estiver mal posicionada, se um cálculo foi feito às pressas por um engenheiro, lá na frente podemos ver o negócio desmoronar de uma hora pra outra.
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