O eSocial para empresas implica em uma série de mudanças, principalmente na cultura organizacional e processos administrativos. Previsto pelo Decreto nº 8.373, o eSocial tem como objetivos a simplificação de processos, redução do retrabalho e unificação de dados no envio de declarações das empresas. Além disso, espera-se que com o sistema sejam eliminados os erros nos arquivos e os casos de omissão de documentos.
O primeiro passo para aderir ao programa é realizar o cadastro eSocial, a partir do registro adequado das informações atualizadas dos funcionários e da empresa. Ademais, os gestores devem estar atentos aos prazos e eventos que deverão ser encaminhados à plataforma, bem como os detalhes do programa sobre saúde ocupacional, folha de pagamento e outro pontos.
Prorrogação do eSocial para pequenos negócios
O prazo para adesão ao programa foi ampliado para os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas que faturam até R$4,8 milhões. Com a prorrogação, prevista pela Resolução nº4 do Comitê Diretivo, tais organizações têm até novembro de 2018 para realizar o cadastro inicial na plataforma do governo.
É importante destacar que, como o programa prevê a adoção de novas rotinas e a atualização de dados dos colaboradores, é fundamental realizar o processo de adaptação o mais rápido possível!
Checklist do eSocial - Sua empresa está pronta?
Pensando nos inúmeros desafios e principais dúvidas dos gestores para adesão ao eSocial, preparamos um material objetivo com um checklist final sobre o programa, em que você irá saber:
- o que muda para as empresas;
- o que os gestores devem fazer;
- principais prazos e tipos de eventos;
- indicações para o Programa de Medicina do Trabalho;
- dicas gerais para adaptação.
Acesse agora gratuitamente o Guia prático do eSocial para empresas e saiba todos os passos para preparar a sua organização!
Desejamos uma ótima leitura! Qualquer dúvida, entre em contato conosco, pelo e-mail ou por mensagem aqui no Blog.