Nos últimos anos o modelo empresarial de startups virou sinônimo de inovação e tecnologia. Um negócio que surge com o propósito de seguir tal formato - caracterizado pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, disruptivas e com alto potencial de crescimento - enfrenta inúmeros desafios para alcançar o tão almejado reconhecimento de mercado e novos níveis de escalabilidade.
O potencial de crescimento de uma startup pode ser mensurado logo nos processos e definições iniciais, a partir da própria tecnologia ou serviço criado. Grandes marcas que já se consolidaram no mercado, como o Facebook, Google, Uber, Airbnb, desenvolveram produtos que romperam com sistemas tradicionais da economia, marketing, mobilidade e hospedagem por meio de softwares e ferramentas tecnológicas que atenderam demandas universais. Não por acaso, muitos desses serviços como o Airbnb ou a Netflix são alvo de discussões e debates sobre regulamentação e tributação em todo o mundo.
Porém, mais do que criar um dispositivo, aplicativo ou algum novo modelo econômico como os bancos e moedas digitais, as startups devem também se preocupar com a contabilidade, antes mesmo de abrir a empresa. Algumas escolhas como o objeto social e o modelo de sociedade empresarial adotado irão influenciar na sustentabilidade, regulamentação e o desenvolvimento do negócio. Em um ambiente fiscal como o do Brasil, marcado pela insegurança jurídica e constantes mudanças na legislação, as startups ainda tem de lidar com outras variáveis importantes, como:
- organização e gestão de equipes;
- retenção de talentos;
- demanda fiscal e financeira;
- comunicação e estratégias de marketing;
- captação de investidores, etc.
Escalabilidade: como fazer a minha startup crescer?
Diferente dos empreendimentos tradicionais que consolidam o crescimento de vendas dos seus serviços e produtos ao longo de vários anos, as startups nascem e atingem maturidade em curtos períodos de tempo. E como elas fazem isso? As startups adotam uma cultura de crescimento, baseada na realização de investimentos de risco, flexibilização das relações de trabalho, incentivo a criatividade, maior abertura para participação dos funcionários entre outros fatores.
Ao abrir uma startup é preciso ter em mente qual público pretende atingir, de que forma o serviço ou produto irá beneficiar o consumidor ou resolver algum problema de forma inovadora. Esses aspectos, aliados a estratégias de marketing e realização de investimentos, vão ser fundamentais para manter o crescimento do empreendimento. Para as startups que estão em fase de maturação, é necessário avaliar como tem sido o desempenho do negócio e em qual estágio a empresa se encontra.
Um método recomendado para organizações que têm mais de dois anos é o diagnóstico empresarial. A aplicação desse instrumento pode revelar erros e situações que têm impedido a equipe de avançar e crescer no mercado. Empresas tradicionais que anseiam aplicar uma cultura inovadora tal como as startups, também podem utilizar o método para guiar mudanças na organização.
É importante destacar que o progresso de uma empresa depende de inúmeras variáveis, e pode não ser constante. O empreendedor e autor Felipe Matos, do livro “10 mil startups”, indica que para atingir o crescimento, muitas vezes processos não escaláveis são aplicados na gestão como estratégia para expandir a empresa. Além de investir em marketing e em boas práticas na organização de equipes e retenção de talentos, é fundamental aperfeiçoar detalhes do serviço e produtos pensando na experiência e expectativa do consumidor.
Outro fator determinante para escalar a startup é a organização financeira e contábil, que será avaliada por investidores e instituições financeiras no momento de conceder crédito para o negócio. Pensando nesses e outros aspectos que influenciam a escalabilidade de uma startup, preparamos um infográfico especial sobre Escalabilidade: 7 passos para fazer a sua startup crescer em 2018.
No conteúdo você irá encontrar os primeiros passos para consolidar o seu negócio e ações para ampliar a sua empresa.
Se você tem dúvidas sobre o estágio em que sua empresa está ou se deseja preparar os diferentes setores da sua startup para escalar, agende uma conversa conosco pelo formulário abaixo:
Acompanhe o Blog da MK Soluções Empresariais e saiba mais sobre gestão de equipes, organização financeira e contábil.