No artigo Dívidas fiscais: porque é preciso se preocupar com a contabilidade antes de abrir um negócio? apresentamos a importância de buscar profissionais especializados para realizar os processos iniciais de uma empresa, a fim de evitar erros que podem ocasionar problemas fiscais e prejuízos aos empreendedores. Além de indicar e interpretar as legislações específicas do setor de tecnologia e inovação, um contador focado no setor de TI pode apontar os melhores benefícios e incentivos fiscais para aplicar nos empreendimentos.
O acompanhamento contábil e fiscal de uma empresa é fundamental para evitar dívidas fiscais e preparar a empresa para escalar. Sem controle, planejamento e avaliação, o crescimento rápido de um negócio é capaz de esconder falhas nos processos e serviços. Uma empresa que tem muitos funcionários e pouca (ou nenhuma) gestão, pode sofrer com alguns problemas como: perda da qualidade nos produtos, trabalhadores com baixo desempenho, e perda de recursos.
Para evitar tais complicações é essencial conhecer as necessidades dos diferentes segmentos como as demandas de gestão de departamento pessoal, e executar boas práticas de gestão financeira, tributária e fiscal para empresas de TI. Outra medida é aplicar o Diagnóstico Empresarial, que visa identificar problemas gerados pelo crescimento da empresa e descobrir os pontos fortes da organização. O processo é indicado para empreendimentos com mais de dois anos, que estejam passando por momentos de mudança, anseiam crescer e ainda, tenham o domínio do ambiente fiscal em que estão inseridos.
Diagnóstico empresarial: identificando problemas e falhas no negócio
Assim como em uma avaliação médica, o diagnóstico empresarial é aplicado a partir de uma série de questionamentos que permitem reconhecer erros gerenciais e nos processos de produção. Esse método deve ser executado por um profissional externo, pois não basta o empreendedor usar perguntas prontas disponíveis na internet: é necessário analisar as respostas e informações sem influências emocionais e do ponto de vista técnico.
Em empreendimentos de TI, um dos principais problemas identificados na aplicação do diagnóstico empresarial está no controle de produção e finanças, ou seja, saber quantas horas são realmente utilizadas para desenvolver um projeto. Uma situação comum é estabelecer um orçamento errado dos serviços para o cliente, baseado na expectativa de horas que o funcionário deve utilizar no trabalho - sendo que este leva mais tempo para finalizar o projeto. O descompasso pode acarretar no sobrecarregamento da equipe e em perda de recursos.
Em situações como essa, um consultor externo que aplique o diagnóstico empresarial pode indicar meios de profissionalizar o controle e a gestão do negócio. Muitas vezes, a organização é realizada pela automatização das operações, com softwares e tecnologias que aperfeiçoam a administração das atividades e serviços. Em alguns casos, para atender demandas específicas, pode ser indicado a ampliação do número de funcionários ou a contratação de algum profissional específico. Tais indicações são tomadas conforme a análise das atividades, das demandas e do mercado.
Etapas para aplicar o diagnóstico empresarial
O primeiro passo para avaliar o desempenho dos negócios é preparar o empreendimento para os desafios de sistematizar e automatizar as atividades. Estes desafios podem implicar em mudanças na gestão do negócio, na organização da equipe e dos serviços realizados. Por isso, não basta buscar um profissional externo, receber o diagnóstico e depois guardá-lo na gaveta. Os gestores devem entender a importância de aplicar as recomendações dadas, que irão preparar a empresa para crescer de forma sustentável e evitar problemas para a organização.
Com o diagnóstico empresarial é possível encontrar meios de inovar tanto na execução dos serviços, quanto no controle das atividades da equipe. Nesse sentido, é essencial que a organização cultive uma cultura de inovação contínua e seja aberta a aplicação de novos processos e uso de tecnologias, que facilitam a execução das atividades. Dessa forma, a empresa poderá profissionalizar cada vez mais suas práticas.
Empreendimentos que já passaram por crises financeiras, por exemplo, e buscaram o auxílio externo para aplicar o diagnóstico empresarial para identificar as causas, também são mais visados por investidores: há mais segurança que os gestores estão prontos para crescer, perceber falhas e enfrentar situações recorrentes em grandes organizações.
Mais do que um processo anual, o diagnóstico empresarial deve ser realizado sempre que o negócio estiver passando por grandes mudanças ou espera obter novos resultados. Alguns detalhes que internamente não são percebidos, podem ser fundamentais para o sucesso da organização.
Entre em contato conosco e agende uma conversa para aplicar o diagnóstico empresarial no seu negócio. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, escreva nos comentários.