Cecília foi contratada como home office recentemente em uma empresa tradicional de tecnologia no Brasil. Agora ela faz parte de uma equipe mista, composta principalmente por funcionários celetistas e terceirizados. O gerente de departamento pessoal que realizou a entrevista de trabalho em uma chamada de vídeo, relatou que pelas dificuldades de contratar profissionais qualificados, a empresa estava abrindo vagas com os novos regimes de contratação aprovados pela Reforma Trabalhista, entre eles de home office e intermitentes.
Essa pequena história ilustra o atual momento que muitas organizações estão passando: a gestão e contratação de equipes mistas. Além da maior flexibilização das relações trabalhistas, a Lei 13.467/2017 regulamentou as seguintes modalidades de trabalho: autônomos, intermitentes, terceirizados e home office. Cada categoria apresenta regras e responsabilidades específicas, que devem ser conhecidas previamente pelos gestores para que a contratação seja benéfica para as empresas.
Para as organizações que irão adotar os novos formatos é primordial ter o controle sobre as atividades desenvolvidas pelos funcionários, e estabelecer contratos adequadamente seguindo todos os pontos da legislação. Outras questões relacionadas ao vínculo empregatício, gestão do ponto e saúde ocupacional, por exemplo, devem receber maior atenção dos gestores.
eBook Gestão de equipes com os novos formatos e regimes de contratação
Diante os inúmeros desafios em gerir equipes com diferentes modalidades de contrato, a MK Soluções Empresariais preparou um eBook focado no tema em parceria com a empresa Ahgora. O material aborda os principais cuidados para contratação dos novos colaboradores, bem como, as obrigações e normas para as instituições e ainda:
- características, detalhes e as normas dos novos regimes de contratação;
- dicas para a gestão e adaptação da cultura organizacional;- indicação de ferramentas para facilitar o controle de demandas das equipes.
Acesse agora gratuitamente o eBook Gestão de equipes com os novos formatos. Envie seus comentários e compartilhe o material com outros profissionais.