O relatório Mercado Brasileiro de Software - Panorama e tendências, publicado em 2018 pela ABES Software indica que 61,7% das empresas brasileiras de TI trabalham com o desenvolvimento e a produção de software ou a prestação de serviços. Destas empresas, 49,3% podem ser consideradas como microempresas, enquanto 46,2% são de pequeno porte, 4% médias e 0,5% são grandes empresas de software.
Embora o estudo não indique as taxas de fechamento para o segmento, sabemos que o ambiente fiscal no Brasil para as empresas de TI é desafiador. Ademais a própria criação e consolidação de um negócio passa por diversas etapas, que exigem o controle e planejamento contábil e financeiro por parte dos empreendedores. Assim, mais do que uma boa ideia é essencial adotar boas práticas para gestão desde a criação do negócio para garantir o crescimento e o sucesso no mercado.
Abaixo, listamos cinco dicas para auxiliar as empresas de software a alcançarem melhores resultados. Confira!
Dicas para empresas de software
- Definir adequadamente o objeto social da empresa de software
Essa é primeira e mais importante dica para as empresas de software. Embora possa parecer algo extremamente básico e simples, muitas organizações têm sérios problemas na gestão financeira pela escolha incorreta do objeto social do negócio. Isso acontece porque há diferentes interpretações sobre os tipos de atividades realizadas na produção e venda de programas de computador. Ainda que seja possível consultar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), a determinação correta das atividades realizadas pela empresa de software, deve passar por um especialista - principalmente para os novos modelos de negócios.
- Escolher o regime de tributação para o negócio
A decisão sobre o regime de tributação ideal deve levar em consideração diferentes fatores como porte, faturamento da empresa e atividades realizadas. Um equívoco muito comum nos empreendimentos de software é aderir ao Simples Nacional, sem fazer uma análise mais criteriosa dos outros modelos como o Lucro Real e Lucro Presumido - que podem ser tão vantajosos quanto o modelo unificado de tributação. Contudo, a escolha incorreta pode acarretar em gastos desnecessários.
Saiba mais sobre a Tributação dos Serviços Digitais no eBook abaixo:
- Realizar um planejamento tributário
A definição do objeto social e do regime tributário adequado para uma empresa de software faz parte do planejamento tributário, mas esse processo vai muito além e abrange outras práticas que visam favorecer o crescimento das organizações. O planejamento tributário deve ser realizado todos os anos, avaliando as atividades realizadas e o faturamento registrado e inclusive o previsto pela organização. Esse processo também envolve a busca por benefícios fiscais e outras formas de incentivo que possam minimizar os custos da empresa.
- Manter o controle e análise das finanças
Junto com as boas práticas para gestão e o desenvolvimento de um planejamento tributário adequado para a empresa de software, é essencial manter o controle e análise das finanças com a utilização de instrumentos como o fluxo de caixa e outras obrigações fiscais. Um exemplo é a demonstração do resultado do exercício que pode ser aproveitada para avaliar a situação econômica do negócio e definir saídas estratégicas para ampliar o faturamento do negócio.
Saiba mais sobre Planejamento financeiro para Startups.
- Buscar o apoio de especialistas no segmento de TI
Para realizar um bom planejamento estratégico e financeiro, é fundamental que os empreendedores busquem o apoio de profissionais especializados no setor de TI. Além de ter o pleno conhecimento das leis e normas cabíveis aos empreendimentos de software, os especialistas em empresas de TI conhecem os termos utilizados e acompanham as várias mudanças do segmento. Com um atendimento especializado, há maior agilidade e segurança para resolver as demandas apresentadas pelos empreendedores.
Saiba como escolher um escritório de contabilidade em Florianópolis.
Quer saber mais sobre contabilidade e outras questões para empresas de TI? Acompanhe o nosso Blog e conheça leis e outros aspectos legais para empreendimentos de TI.
Leia também Indicadores financeiros para SaaS.