A maioria das pessoas, quando ouvem falar de inovação empresarial, tendem a associar esse tema apenas à tecnologia, outros pensam em produtos e serviços nunca vistos no mercado.
Porém, falar de inovação vai muito além disso, principalmente se entendermos que o mercado está em constante transformação.
É por isso que falar de inovação também diz respeito a adaptar seus produtos e serviços para as novas tendências e exigências do mercado.
Sendo assim, é necessário pensar frequentemente em inovação, caso contrário, sua empresa pode correr o risco de não acompanhar a crescente globalização e competitividade do mercado atual.
Se esse tema ainda é novidade pra você, empresário, fique tranquilo!
Nesse artigo vamos explicar o que, de fato, significa inovação e destacar alguns tipos que podem ser aplicados na sua empresa.
Siga a leitura e confira!
O que é inovação?
Uma possível definição de inovação é o ato de alterar ou criar uma alternativa diferente, seja um serviço, um produto, um processo, que se mostre positivo para a empresa, isto é, que traga algum benefício, seja ele um aumento na margem de lucro, mais facilidade, maior alcance no mercado etc.
Por isso, queremos deixar claro que inovação não é apenas criar algo inédito dentro do mercado de trabalho, é necessário que haja aplicabilidade e que traga vantagens para a empresa, para o empreendedor ou até mesmo para os funcionários.
Esse tema ficará mais claro na medida que compreendermos os diferentes conceitos de inovação e suas características.
Conceitos de inovação
Incremental
Esse é o modelo de inovação mais comum, uma vez que seu conceito baseia-se em pequenas mudanças, porém, constantes. É um processo contínuo, visando a melhoria de um produto ou serviço.
Um exemplo de inovação incremental é o sistema operacional do Windows, que está constantemente se atualizando, de modo a trazer novas funcionalidades e uma melhor experiência ao seu usuário. E do ponto de vista do mercado, essas inovações mantêm a empresa em crescente competitividade.
Radical
A inovação radical, como o próprio nome já diz, está ligado à criação de um produto ou serviço tão inovador que altera as próprias percepções e movimentos do mercado. Além disso, por ser uma criação realmente inovadora, a empresa praticamente não tem concorrência no início. Isso pode ser positivo do ponto de vista da procura, mas é necessário trabalho dobrado para preparar o mercado para o seu produto e gerar interesse e necessidade por ele.
São diversos os exemplos recentes de inovações radicais, vamos citar alguns deles:
- Airbnb: uma plataforma de aluguel de hospedagens que facilitou e desburocratizou a relação entre anfitriões de hóspedes;
- Smartphone: um modelo de celular que praticamente aposentou os modelos antigos, por contar com funcionalidades de diversos aparelhos eletrônicos em um só;
- Uber: sistema de transporte privado que mudou a lógica do mercado nesse setor, ao gerar uma grande demanda de trabalho informal e proporcionar locomoção a custo baixo.
Disruptiva
Esse modelo pode ser confundido com a inovação radical. Mas a inovação disruptiva tem como identidade a criação de um produto e serviço não só inovador, mas que, consequentemente, desestabilize os concorrentes que antes o dominavam. Seja pela simplicidade, custo mais baixo ou ampliando o alcance de um público que antes não tinha acesso a esse produto ou serviço.
O principal exemplo desse modelo é a Netflix, que expulsou a Blockbuster do mercado ao criar um serviço de mensalidade via streaming. Seu alcance é mundial, o custo para assistir filmes se tornou mais baixo e sem a necessidade de deslocamento. Hoje em dia, a crescente de serviços de streaming é evidente, mas durante anos a Netflix conseguiu prosperar e se consolidar no mercado sem grande concorrência.
Tipos de inovação
Agora você já conhece os modelos de inovação existentes no mercado. Esses conceitos podem ser aplicados a diversos tipos de inovação. A seguir, vamos listar alguns deles para auxiliar o seu negócio a realizá-los na prática.
Inovação de produto
A inovação de produto é uma das mais comuns no mundo dos negócios. Ela se dá, em primeiro plano, na criação de um novo produto no mercado. Após a sua criação, esse produto passa a trabalhar com a inovação incremental, acompanhando a evolução tecnológica e proporcionando novas funcionalidades.
Citamos o exemplo dos smartphones acima, mas um outro exemplo de inovação de produto muito comum em nosso dia a dia é a televisão. Originalmente, foi um marco para a sua época e um avanço em relação ao rádio. Desde sua criação, ela passou a ter cores, serviços de TV a cabo, diversas tecnologias que melhoraram a qualidade da imagem, até chegarmos na Smart TV, que possui acesso a diversos serviços de streaming, além de contar com inteligência artificial.
Inovação de serviço
Já as inovações em serviço dizem respeito a criação de um novo serviço no mercado ou a implementação de um serviço já existente, com melhorias capazes de fazer a empresa se destacar frente às outras.
Inovações em serviço tendem a trazer mais facilidade e comodidade para a vida dos clientes, agregando mais valor à sua experiência.
Os serviços de delivery são um ótimo exemplo de inovação em serviço, que possibilitou mais facilidade para a vida do cliente, mas também ampliou o alcance das empresas. Aplicativos como o Ifood, mercados e até mesmo lojas de roupa vem adotando essa nova modalidade de vendas e expandindo imensamente suas vendas.
Inovação de processo
A inovação de processo pode dizer respeito tanto ao processo de fabricação de um produto, quanto na prestação de um serviço.
Basicamente, essa inovação tem como objetivo o aumento da produtividade e a redução de custos.
O principal exemplo dessa inovação é o Fordismo, modelo de processo produtivo criado por Henry Ford, no século 20, e que reinventou a produção de automóveis, passando a produzir em larga escala.
Hoje em dia, diversas empresas também têm inovado de modo a atender as demandas socioambientais. Diversas marcas de cosméticos, por exemplo, vem adotando o termo cruelty-free, que não realiza testes em animais em qualquer etapa da sua produção.
Inovação tecnológica
Desde a Revolução Industrial, a tecnologia avançou paulatinamente. Nos últimos anos, esse avanço está cada vez mais acelerado, impactando nas formas de trabalho e na própria vida dos trabalhadores.
A internet e a chegada dos smartphones revolucionou diversos serviços, que passaram a utilizar aplicativos próprios ou de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, para realizar vendas e auxílio aos seus clientes.
Além disso, serviços como inteligência artificial, chatbots, carros autônomos e entregas via drones tendem a revolucionar cada vez mais a nossa relação com diversos produtos e serviços. Por isso, é importante estar sempre atento às novas tendências do mercado e estudar os benefícios da aplicabilidade dessas tecnologias nos seus produtos e serviços.
Conclusão
Agora você já conhece os diversos modelos e tipos de inovação existentes no mercado e com isso, vai conseguir identificar qual ou quais modelos você deve focar para a implementação no seu negócio.
Focar em inovação é focar no crescimento e no desenvolvimento da sua empresa, uma vez que isso trará vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. O sonho de todo empreendedor é se consolidar no mercado, portanto, uma atenção especial aos modelos de inovação podem ser a chave para alcançar esse sonho.
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