ROI significa Retorno sobre Investimento (Return on Investments) e se refere a um modelo de cálculo realizado para avaliar se determinado investimento realmente vale a pena. Pode ser utilizado para mensurar o impacto financeiro de novas aquisições e investimentos realizados. O controle adequado e frequente do ROI geram um diferencial competitivo para as empresas. Saiba como calcular no artigo.
Mas afinal, o que é ROI?
Se você é empreendedor, tem uma startup ou está há anos no mercado já deve ter ouvido falar desse termo. O ROI é uma das métricas utilizadas pelas empresas para mensurar o rendimento de determinado valor investido em alguma solução ou produto, seja para novas ou antigas aplicações. Na prática, o Retorno sobre Investimento demonstra o quanto de recursos um empreendedor pode ganhar ou perder a partir de um cálculo simples que auxilia na tomada de decisões estratégicas para o negócio.
Um dos erros mais comuns de um novo negócio, como as startups, é a falta de controle e de planejamento financeiro. De acordo com o Relatório Causa Mortis do Sebrae, a falta de planejamento prévio é a principal causa de fechamento de empresas nos primeiros 5 anos, sendo que muitos iniciam um negócio sem nem mesmo saber o quanto de investimento financeiro seria necessário.
Embora esteja em alta abrir startups, buscar investidores e desenvolver soluções inovadoras, a gestão de qualquer negócio exige um controle rígido dos negócios e avaliações que indiquem o real potencial de retorno financeiro de cada aplicação. Não adianta investir no desenvolvimento de uma função complexa para um software que não tem nem um protótipo ou o MVP (produto mínimo viável) testado. Ou então aplicar recursos na aquisição de sistemas ou plataformas de gestão, por exemplo, sem saber o retorno esperado.
Assim antes de realizar qualquer investimento é essencial avaliar:
- qual o potencial de retorno financeiro;
- qual o momento mais adequado para realizar o investimento;
- outras soluções que podem trazer um retorno financeiro mais elevado.
Todas essas análises fazem parte de um processo de planejamento financeiro, que deve ser executado mesmo em startups (ainda que estas funcionem com uma lógica diferente dos empreendimentos tradicionais) visando o melhor aproveitamento de recursos e a sobrevivência no mercado. Uma empresa que não controla seus gastos e investimentos, gera dívidas fiscais, limita suas ações e pode perder várias oportunidades de negócios.
Com o cálculo e o controle constante sobre o Retorno do Investimento, os empreendedores ganham mais segurança para tomar decisões, avaliar a continuidade de certos investimentos e os resultados obtidos, otimizando os lucros e potencializando ações que dão mais certo.
Com o controle adequado do ROI, os empreendedores e gestores podem potencializar suas ações, visando o crescimento acelerado e a escalabilidade do negócio.
Como calcular o ROI
Essa operação pode ser realizada para qualquer tipo de investimento em que há expectativa de retorno financeiro, seja no momento de contratar um serviço ou mensurar os resultados de uma nova aquisição, por exemplo. Ele pode indicar o potencial de rendimento e o quanto de retorno financeiro, de fato, foi obtido.
Para calcular o ROI basta utilizar o valor do lucro e do custo de investimento. A fórmula fica assim:
O número final indica quantas vezes mais a organização recebeu de retorno pelo do investimento realizado. Para obter maior precisão nessa métrica, deve-se incluir todos os gastos envolvidos na realização do investimento.
Suponha que uma startup de aplicativos para saúde deseja avaliar o retorno de uma ação de vendas, desenvolvido no último mês. Para avaliar o ROI, o empreendedor deverá considerar o ganho total com as vendas realizadas no período e o investimento efetuado. Cada venda realizada custa R$ 20 reais e apenas 15 vendas foram registradas, com um ganho total de R$ 300. O investimento em campanhas pagas foi de R$ 200 reais. Qual o ROI?
Assim, a startup teve um retorno de 50% sobre o investimento realizado. A partir disso, os empreendedores podem buscar novas formas de potencializar suas vendas.
O exemplo apresentado acima é simples e rápido. Sabemos que o dia-a-dia das empresas envolve muitas variáveis e situações que devem ser computadas ao realizar um novo investimento. Por isso é fundamental buscar o apoio de especialistas que possam mensurar os verdadeiros valores gastos, bem como os ganhos registrados com redução de gastos e outros fatores.
Não deixe para depois e comece agora a mensurar os resultados e desenvolver um planejamento financeiro adequado para o seu empreendimento de tecnologia. Entre em contato com os especialistas da MK Soluções Empresariais e transforme a gestão financeira do seu negócio com uma consultoria financeira.