MVP é um conceito determinante para o empreendedor que teve uma ideia e gostaria de validá-la com o mercado. No mercado das startups, o MVP vem se consolidando cada vez mais, pela possibilidade de aceleração de entrada no mercado, através da validação de um produto.
Muitas pessoas confundem o conceito de MVP com o de protótipo e acabam prejudicando sua entrada no mercado antes mesmo do período de validação
Para entender melhor a importância desse conceito para a sua empresa e a entrada no mercado, continue com a gente.
Nesse artigo vamos destrinchar melhor esse conceito, trabalhando a sua importância, seus benefícios e um passo a passo de como realizar, de maneira eficiente, dentro da sua empresa.
Vamos lá?
O que é MVP?
MVP é a sigla para Minimum Viable Product, traduzindo, Mínimo Produto Viável. É basicamente a versão mais simples de um produto, com suas funcionalidades básicas, porém, com sua proposta de solução pronta para o que pretende se validar.
Portanto, não é um produto com funcionalidades soltas, é a ideia acabada de um produto, em uma versão mais enxuta.
Essa é a sua diferença para o protótipo. Por já estar presente suas principais funcionalidades e a proposta de valor, o que se busca no MVP é a validação do modelo de negócio. Enquanto o protótipo, em geral, é um produto que ainda não está pronto para ser usado, pois o objetivo é a validação técnica do produto.
Portanto, o objetivo principal do MVP é criar uma versão do produto, empregando o menor custo e o mínimo de tempo possível, para ser testada no mercado. Se a ideia for bem recebida pelo público, a empresa já terá toda a estrutura necessária para a continuação do seu desenvolvimento.
Qual a importância do MVP para o seu negócio?
O primeiro aspecto relevante para o MVP é a agilidade entre a sua criação e a validação no mercado.
Muitas empresas chegaram a passar anos criando um protótipo, para testar seus produtos no mercado. Mas com a volatilidade do mercado atual, entre o período de criação e a entrega do protótipo, seu produto já havia perdido valor e o esforço havia sido desperdiçado. Isso gerava custos altos para as empresas e sem nenhum tipo de retorno.
O MVP serve como uma etapa investigativa do seu produto e do público-alvo que você pretende alcançar. Nessa fase é possível entender melhor como esse público se comporta e até identificar falhas no seu produto.
É importante destacar que não há problemas em seu produto final ser diferente do que foi elaborado no período de testes, o essencial é que a proposta de valor seja a mesma.
Além disso, não dá para descartar a oportunidade de captar investimentos, já nessa fase de testes. Muitos investidores são atraídos por produtos ou ideias em fases de elaboração, isso envolve um risco maior para todos, mas também pode ser um sinal que sua ideia está no caminho certo.
Como criar o MVP na sua empresa? Veja o passo a passo
Não existe receita única para a criação do MVP na sua empresa, até porque muitos fatores vão depender de onde a sua empresa está posicionada no mercado. De qualquer modo, caso você queira um roteiro seguro para se guiar nesse processo, vamos montar um passo a passo de uma maneira de como criar um MVP sólido.
Conheça o mercado que você pretende atuar
A proposta do MVP não é realizar pesquisas complexas, mas é importante conhecer o contexto do mercado que você está se inserindo, antes de criar uma proposta de valor. É possível, por exemplo, buscar indicadores, entender o perfil do público-alvo desse mercado e dados a respeito dos seus concorrentes nesse setor.
Defina uma proposta de valor
Para criar uma proposta que tenha valor, é necessário entender as dores ou desejos dos seus clientes. Com isso, fica mais fácil pensar em uma solução eficiente para atendê-los.
Portanto, é o momento de levantar questões. Por que o seu público precisa deste produto? O que agrega valor neste produto? Por que o meu cliente vai escolher o meu produto ao invés do produto dos meus concorrentes?
Com uma proposta de valor bem definida, as funcionalidades ficarão mais compreensíveis e o teste no mercado será mais realista.
Crie a persona
Nos dois tópicos acima você já possui um desenho do público que você definiu como alvo. Esse é o momento de torná-lo mais palpável, através da persona, isto é, perfis ficcionais que simbolizam o seu cliente ideal.
Estabeleça informações gerais sobre esse público, como idade, estado civil, hobbies, escolaridade.
Isso traz mais segurança para o momento de validação, já que você estabeleceu um perfil concreto de clientes que irá contatar para testar o produto.
Defina as hipóteses e os indicadores
Em toda avaliação, é preciso definir critérios pelos quais você vai julgar a aprovação ou não. Com o MVP não é diferente, é necessário estabelecer quais serão os referenciais, as métricas e os indicadores de sucesso.
Com isso, você define os critérios que serão testados para compreender a relevância e a aceitação do seu produto em relação ao público.
Interprete os feedbacks
Após o período de testes, é a hora de colher e interpretar os feedbacks recebidos, para concluir se o produto está pronto para ser lançado no mercado ou se é necessário realizar modificações antes do lançamento.
É preciso cuidado nessa etapa e por isso falamos de interpretação. Afinal, o que a sua empresa está buscando é a lucratividade com o lançamento do produto, portanto, é preciso compreender os feedbacks do público como pistas e não como dados inquestionáveis.
Muitas vezes é preciso reinterpretar os feedbacks e entender que o período de testes pode ser um ciclo contínuo, de tentativa e erro, até que se tenha segurança de que o produto está pronto para ser lançado no mercado.
Benefícios do MVP
Ajuda a fidelizar clientes
O processo de MVP é inteiramente pautado em conhecer o seu cliente e entender suas dores e desejos. Esse estudo não fica preso ao lançamento de apenas um produto, conhecendo a fundo um tipo de persona, é possível criar uma relação de desejo com produtos e serviços que ele está propenso a adquirir.
Vender para o mesmo cliente além de ser mais fácil, também é mais barato, uma vez que ele já conhece os serviços e produtos que a sua empresa oferece.
Isso cria uma relação sólida entre cliente e empresa.
Confiança e satisfação gera clientes fidelizados!
Otimiza recursos
MVP também é um processo de baixo custo, pois seu lançamento é feito de modo acelerado e utilizando poucos recursos. A incrementação do seu produto só será feita após o feedback dos clientes, portanto, será objetivo.
E caso o processo de validação não tenha obtido retorno satisfatório, o recurso empregado pela empresa foi mínimo.
Reduz os riscos
O MVP é um processo de etapas e, muitas vezes, de retomada de etapas anteriores. Buscando corrigir algum detalhe, reinterpretar feedbacks, testar uma nova versão do seu produto.
Isso cria uma ideologia de trabalho com risco reduzido dentro da empresa. O ritmo acelerado das startups não está associado a criar e lançar produtos e serviços sem entender todas as particularidades que envolvem um mercado e o seu público.
Pelo contrário, o MVP é considerado um modelo de validação em ritmo acelerado, mas com risco reduzido, pois envolve estudo de mercado e de público, estudo de feedbacks e incrementações até que o produto esteja sólido em relação ao retorno esperado.
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As novas tecnologias e o crescimento acelerado são fatores que impactam diretamente no dia a dia das empresas. Portanto, é imprescindível que a sua empresa saiba onde está posicionada, para onde deve ir e o caminho para alcançar esse objetivo de forma segura e eficiente.
Nesse sentido, o MVP é apenas uma das ações de criação e execução, que realizadas de maneira conjunta e ordenada, vão compor o planejamento estratégico da sua empresa. E é muito importante ter este conhecimento antes de abrir uma empresa.
A MK reconhece essa importância e por isso está disponibilizando gratuitamente o Guia da abertura de empresas: Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma startup.
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