O que é Inovação Aberta?

Quando falamos de inovação no mundo empresarial, estamos falando de estratégias que ampliam os horizontes. Estamos falando de pensar fora da caixa, certo?

 

O tema deste artigo é exatamente sobre isso!

 

O conceito tradicional de inovação é compreendido por uma estrutura vertical, na qual pesquisas e desenvolvimento de serviços e produtos são feitas internamente. E só após sua finalização, são apresentadas ao mercado.

 

O modelo de inovação que vamos apresentar hoje, é o de Inovação Aberta (Open Innovation). Foi um tema proposto por Henry Chesbrough e que tem gerado impactos bilionários nas grandes corporações, startups e empresas de tecnologia.

 

Quer entender tudo sobre esse modelo de inovação vertical? É só continuar com a gente.

 

Vamos lá?

 

O que é inovação aberta?

 

Inovação aberta é um processo de gestão empresarial mais colaborativa e diversificada do que outras metodologias de inovação. Isso porque sua proposta envolve a colaboração de organizações e pessoas externas a sua empresa. 

 

O termo foi criado na época em que Henry Chesbrough trabalhava no seu PhD. O teórico notou que havia uma distância muito grande entre o ensino acadêmico e a aplicação prática desses ensinamentos. 

 

Desse modo, em 2003, Chesbrough lançou seu livro Inovação Aberta: Como criar e lucrar com a tecnologia, propondo uma ruptura cultural das empresas com a mentalidade de silo, compreendendo que nenhuma empresa, por maior que seja, é capaz de inovar sozinha nos dias de hoje.

 

Para o autor: “A inovação aberta é um paradigma que assume que as empresas podem e devem usar ideias externas, bem como ideias internas, e caminhos internos e externos para o mercado, à medida que as empresas procuram avançar sua tecnologia.

 

inovação aberta

Inovação aberta x Inovação fechada: qual a diferença?

 

A inovação fechada era o modelo tradicional da maioria das empresas até poucos anos. Basicamente, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ficava a cargo das responsabilidades de inovação, utilizando apenas recursos internos.

 

Além disso, por possuírem a propriedade intelectual desses produtos e serviços, essas informações não eram compartilhadas. 

 

As empresas começaram a perceber que essa metodologia de trabalho só funciona com funcionários extremamente qualificados, o que, além de ser difícil de encontrar, possui um custo muito alto para manter.

Em contrapartida, a inovação aberta rompe com a ideia do conhecimento fechado entre quatro paredes. A ideia é promover um intercâmbio de conhecimento entre a empresa, o mercado e os colaboradores. 

 

Desse modo, a empresa tem acesso a ferramentas e conhecimentos obtidos externamente, enquanto o mercado externo pode se beneficiar dos conhecimentos e inovações gerados a partir dessa colaboração.

 

Essa parceria, diferente do que muitos podem pensar, gera mais lucros do que prejuízos. Pois além dos ganhos mútuos de conhecimento e inovação, as parcerias se solidificam e a colaboração entre interno e externo passa a ser mais frequente, aumentando a frequência de processos de inovação dentro da empresa.

 

Benefícios que a inovação aberta traz para as empresas

 

Redução de riscos

 

Criar inovações e apresentá-las para o mercado é sempre um risco, além do alto investimento que pode não gerar o retorno esperado.

 

O processo de inovação aberta garante maior segurança para essa etapa, já que antes de testar seu produto no mercado, você terá a visão e avaliação de diversos colaboradores externos.

 

Isso gera dados mais amplos e confiáveis para investir correndo menos riscos.

 

Redução de tempo e custos

 

Como falamos, o custo para investir em uma equipe de P&D não é baixo. Além dos altos salários dessa área, é necessário investir em material e espaço para que essa equipe consiga trabalhar com qualidade e gerar resultados.

 

Com a inovação aberta, é possível criar uma rede ampla de colaboradores, com custos baixos e, muitas vezes, até nulos.

 

Essa prática também acelera o tempo de desenvolvimento, pois sua empresa não dependerá apenas de uma equipe para realizar todas as atividades. É possível separar as tarefas, de forma que um produto não precise esperar na fila até que outro esteja concluído.

 

Gera inovação para produtos e serviços existentes

 

Outro benefício da Inovação Aberta é a possibilidade de repensar novas formas de incrementar um produto ou serviço já existente.

 

Muitas empresas viraram potências apenas refinando um serviço ou produto já existente no mercado, compreendendo as dores do seu público atual e propondo novas abordagens para eles.

 

Amplia o networking

 

Ainda que você tenha o hábito de frequentar eventos, palestras e workshops, o círculo profissional da sua empresa acaba limitado a equipe interna.

 

Por meio da Inovação Aberta, sua empresa irá ampliar a rede de conexão com outras empresas, órgãos públicos e universidades. 

 

Agrega valor à marca

 

Empresas que apostam em métodos de inovação estão sempre agregando valor para as suas marcas. O mercado enxerga com bons olhos as empresas que procuram novas formas de criação de produtos e serviços.

 

Outro fator que gera valor é o aumento do nível de satisfação dos clientes e a redução dos custos operacionais. Por esse motivo, a prática de inovação aberta é um tema recorrente em pitchs para sócios e investidores.

open innovation

Como implementar a inovação aberta na sua empresa?

 

Sabemos que cada empresa possui visões e estratégias particulares de negócios. Mas o aspecto positivo é que todas elas são capazes de incrementar a Inovação Aberta em seu modelo de negócio.

 

Afinal, os únicos pré-requisitos exigidos para adoção dessa metodologia de inovação é uma cultura de inovação já presente e a digitalização de processos e análise de dados.

 

A seguir, vamos falar sobre alguns conceitos fundamentais para elaborar a Inovação Aberta na sua empresa.

 

Crowdsourcing

 

O crowdsourcing é entendido como um processo de colaboração de pessoas de diversas áreas - empresas, universidades, órgãos públicos, clientes - para a formação de um time, com o objetivo de montar um projeto.

 

Em geral, a empresa propõe um desafio, um tema ou uma pergunta e esse time se propõe a criar soluções ou ideias para resolvê-lo. 

 

Um exemplo de Crowdsourcing muito conhecido no Brasil foi criado pela marca Azul. Em 2008, a empresa lançou um desafio para o público escolher qual seria o nome da empresa. Aqueles que escolheram o nome oficial, Azul, ganharam bilhetes vitalícios.

 

Hackathons

 

Os Hackathons são eventos em forma de maratona. Esses eventos reúnem programadores, designers, desenvolvedores, criadores de software e outros profissionais de diversas áreas com o propósito de criar soluções para um desafio proposto.

Essas maratonas podem durar um dia ou um final de semana. Ao final, os participantes apresentam suas soluções aos juízes do evento, que vão avaliar e premiar os escolhidos.

 

Cocriação

 

A ideia da cocriação é trazer pessoas de fora para colaborar em projetos e ideias de inovação da sua empresa. 

 

A principal diferença desse modelo para o crowdsourcing é que na cocriação, a empresa e a equipe interna continuam sendo as figuras principais do projeto. Enquanto no crowdsourcing, muitas equipes podem ser inteiramente compostas de colaboradores de fora.

 

Eventos com startups

 

Startups são conhecidas por serem modelos de negócios ligados à tecnologia e com o propósito de resolver problemas específicos. Além disso, suas equipes geralmente são compostas por pessoas jovens e adaptadas ao ritmo acelerado e criativo, que é a identidade das startups.

 

Eventos como esses são ideais para encontrar colaboradores altamente capacitados para os projetos de inovação da sua empresa.

 

Conclusão

 

A inovação aberta é uma metodologia que vem ganhando cada vez mais força no Brasil,  trazendo mais dinamicidade e modernizando as relações das empresas com o mercado e os ambientes acadêmicos.

 

A inovação no Brasil costuma trazer ótimos resultados, mas também traz consigo inúmeros desafios. Um deles é a regulamentação desses modelos de inovação no ambiente fiscal brasileiro. 

 

Para ajudar você a entender melhor sobre as constantes alterações na legislação brasileira, preparamos o E-book: Guia de Tributação para novos serviços digitais. Nele você vai encontrar os principais serviços que têm sido alvo de debates e regulamentações no mercado.

 

E melhor, é totalmente gratuito. É só baixar e aprender com a gente!


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