Você saberia responder, caso alguém perguntasse, qual é o core business da sua empresa?
Core Business diz respeito à atividade principal da sua empresa, isto é, seu principal ponto de ação dentro do mercado. Seu conceito, embora simples, pode ser complexo de definir em diversos segmentos dentro do mercado.
Uma montadora de veículos teria como um possível core business, a fabricação de automóveis. Mas uma empresa de TI, por exemplo, pode ter diversas atuações como atividade principal dentro do mercado.
É através do core business que uma empresa traça um planejamento estratégico e alinhado com o seu propósito. Por isso, é importante defini-lo para, a partir dele, traçar metas e estratégias de crescimento para o seu negócio.
Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos um artigo que vai ajudar você a entender o conceito de core business, além de ajudar a definir o core business da sua empresa e não confundi-lo com outros conceitos que, embora se conectem, possuem outras importâncias para o sucesso e o crescimento da sua empresa. Vamos lá?
O que é Core Business
Core business significa núcleo do negócio, ou ainda, centro do negócio. Em outras palavras, é a sua essência. É através do conhecimento do núcleo do negócio que podemos criar estratégias de crescimento voltadas a essa finalidade.
Muitas pessoas acabam confundindo o conceito de core business com o de modelo de negócios. Outros acabam fazendo o mesmo com os conceitos de missão, visão e valores de uma empresa. É muito importante compreender suas diferenças e a importância de cada uma delas.
Core Business x Modelo de negócios
Como foi dito, o core business é a atividade principal da sua empresa. Enquanto o modelo de negócios, é a forma como essa atividade será colocada em prática.
Vamos a um exemplo para ficar claro?
Sua empresa definiu, como core business, a venda de roupas esportivas. Mas como será feita essa venda? Através de uma loja física? E-commerce? Marketplace? Essa definição seria o modelo de negócio.
Core Business x Missão, Valor e Visão
Também é muito comum empresas definirem o core business de maneira equivocada, atribuindo um conceito que está mais próximo a sua missão, visão ou valor, do que propriamente a sua atividade principal.
A missão de uma empresa pode ser definida como o seu propósito principal, enquanto o core business define sua atividade principal. Portanto, o core business é quem vai ajudar a empresa a alcançar sua missão.
A visão da empresa, em contrapartida, é o objetivo que ela pretende alcançar a longo prazo, é uma visão de futuro. Em outras palavras, é a expectativa esperada para uma empresa dentro de cinco ou dez anos, por exemplo.
Já os valores de uma empresa são as convicções e ideais que corroboram para um ideal de filosofia da empresa e que deve ser compartilhado entre todos os funcionários. Pode-se pensar, também, que os valores são a forma como uma empresa gostaria de ser lembrada.
Vamos pegar como exemplo a Microsoft:
- Seu core business seria usar tecnologia de informação para ajudar pessoas a descobrir e explorar oportunidades.
- Sua missão é empoderar toda pessoa ou organização do planeta a alcançar sempre mais.
- Sua visão é de que a tecnologia deve ser usada para o bem e trabalhar para promover um futuro sustentável, no qual todos tenham acesso às oportunidades e aos benefícios gerados pela tecnologia.
- E seus valores são inovação, computação confiável, responsabilidade social corporativa e filantropia.
Um core business bem definido e alinhado com a missão, visão e os valores de uma empresa, são essenciais para a elaboração de um planejamento estratégico de qualidade, além de tomadas de decisão mais convictas com os seus objetivos.
Agora você já tem as definições claras de cada conceito, portanto, é hora de identificar e definir qual é o core business da sua empresa.
Sabemos das dificuldades que determinados segmentos do mercado podem trazer na hora de definir o core business do seu negócio. Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a identificá-lo.
É só continuar a leitura!
Como identificar e definir o Core Business da sua empresa?
Definir o core business de uma empresa é o que vai dar início ao seu modelo de negócios. Mas é importante salientar que a sua definição não impede que a empresa diversifique seus produtos e serviços. Afinal, é bem possível que uma empresa só consiga identificar seus pontos fortes com o passar do tempo.
Desse modo, separamos algumas dicas que podem auxiliar na hora fazer a identificação e definição do core business do seu negócio:
Conheça bem seus produtos e/ou serviços
O primeiro passo é ter uma boa compreensão acerca dos produtos e serviços oferecidos para os seus clientes. Isso vai ajudar também na identificação do público-alvo e ,consequentemente, na definição de um core business tangível e de acordo com os ideais da sua empresa e dos serviços por ela oferecidos
Público-alvo
Para qualquer modelo de negócios, é imprescindível saber quem é o seu público-alvo e a persona do seu cliente ideal. Através dessa definição, fica mais claro entender seus problemas e pensar em maneiras concretas de solucioná-los.
Uma vez com o público-alvo bem definido, fica mais fácil compreender e direcionar o seu core business, de modo a resolver as dores desses clientes.
Quais os diferenciais da sua empresa?
Com um público-alvo bem definido, é necessário verificar quais são os atrativos que fazem com que um cliente opte pela sua empresa, ao invés da concorrência. O mercado atual é extremamente competitivo, com muitas empresas disputando pelos mesmos clientes.
Logo, é necessário se perguntar o que faz um cliente escolher a sua empresa e não a concorrente? É possível pensar em diversos métodos, como um serviço de entrega mais rápido, customer success, qualidade do produto, entre outros.
Direcionamento estratégico através do Core Business
Agora que você já tem uma base segura para auxiliar na definição do Core Business, vamos listar alguns dos possíveis direcionamentos estratégicos para realizar, a partir dessa definição.
Estratégia de crescimento
Uma vez compreendida a atividade principal da sua empresa, fica mais fácil pensar em estratégias de marketing mais eficientes e voltadas ao público que você planeja atingir. Definindo uma atividade principal e o público-alvo, a segmentação de mercado se torna mais eficiente.
Oportunidades de mercado
É importante destacar que o fato de a sua empresa ter definido um core business, não quer dizer que ela não pode expandir seu crescimento para outros nichos do mercado.
À medida que a sua atividade principal estiver sendo exercida de maneira satisfatória, é possível abrir os olhos para outras áreas pouco exploradas do mercado, gerando, assim, uma expansão consciente de negócios com novas fontes de lucro.
Por exemplo, uma empresa de roupas esportivas, que sempre teve o foco em corridas ao ar livre. Após verificar a necessidade do mercado e as novas tendências, amplia seu negócio para itens de ciclismo e beach tennis, que tiveram um crescimento alto nos últimos anos.
Não deixe de focar no crescimento do seu negócio
Empreender não é uma das tarefas mais fáceis, isso todo mundo já sabe. Mas é preciso paciência e saber que, muitas vezes, é o trabalho de formiguinha que vai ajudar sua empresa a crescer no longo prazo.
Portanto, tenha como prioridade, logo no início, a definição do core business da sua empresa, pois é por meio dele que suas estratégias e decisões serão tomadas de maneira eficaz.
Além disso, definições como missão, valores e público-alvo também vão ajudar a guiar sua empresa em busca de convicções mais seguras sobre quais caminhos tomar durante esse percurso.
É possível realizar tudo isso, de maneira ainda mais eficiente, através de boas práticas de gestão. Uma boa organização e um controle constante de suas atividades ajudarão a sua empresa a crescer de forma mais segura. Foi pensando nisso que a MK elaborou o [EBook] Boas práticas de gestão financeira, contábil e tributárias em empresas de TI.
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