Você já ouviu falar em CAPEX e OPEX?
Em reuniões empresariais é muito comum ouvirmos reiteradamente siglas como essas, isso porque elas são muito importantes nas tomadas de decisões quando estamos falando de investimentos e despesas.
Sabemos que gerir os gastos de uma empresa não é tarefa das mais fáceis. Afinal, é necessário ter um controle eficiente das suas despesas e realizar investimentos que gerem retorno financeiro.
CAPEX e OPEX são dois termos econômicos que auxiliam as empresas no controle e ajuste dos seus gastos. Por isso, o domínio dessas duas siglas é essencial para o empreendedor que quer ver sua empresa crescer de forma saudável e responsável.
Mas, caso você ainda não conheça os conceitos de CAPEX e OPEX, fique tranquilo!
Preparamos um artigo para explicar o conceito desses dois termos. Também vamos pontuar as principais diferenças e vantagens de cada um, além de ajudar você na hora de escolher qual deles priorizar.
Fico curioso para saber mais?
Então vem conferir!
CAPEX
CAPEX é uma sigla para capital expenditure, que traduzindo significa despesa de capitais ou, como muitos chamam, investimento em bens de capital.
Em outras palavras, é o fundo utilizado para adquirir, reparar ou melhorar ativos fixos como equipamentos, veículos, serviços de instalação, até a compra de um edifício para comportar a empresa.
Por serem itens ou serviços que aumentam a qualidade e/ou a produtividade da empresa, são considerados investimentos ao invés de gastos.
OPEX
Já OPEX significa operational expenditure, ou seja, se refere às despesas operacionais. Em outros termos, são os gastos cotidianos como aluguel, combustível, publicidade, manutenção de equipamentos, salários de funcionários, entre outros.
Diferentemente do CAPEX, esses gastos não vão gerar ativos de capital, contudo, eles são necessários para manter a operação do negócio. Por serem gastos fixos, os custos de OPEX são dedutíveis do imposto de renda no mesmo ano da sua realização.
Entenda melhor a diferença!
Vamos dar um exemplo simples para que os dois conceitos fiquem claros:
Imagine que a sua empresa efetuou a compra de um veículo para realizar a entrega de produtos. O investimento feito é considerado um gasto COPEX, o produto passou a ser mais vendido após contar com serviço de entrega e, por isso, trouxe um retorno financeiro.
Porém, a compra de um veículo envolve custos de manutenção. É necessário frequentemente realizar revisões, troca de óleo, abastecer. Esses gastos vão ser considerados gastos OPEX, isto é, despesas operacionais para manter o veículo funcionando.
Ficou mais claro?
É nesse momento do texto que o leitor costuma se perguntar:
Mas afinal, em qual desses dois índices deve focar?
E a resposta não é simples, pois depende de diversos fatores.
Uma empresa de tecnologia pode optar pela compra de um data center, que vai incluir outros gastos como espaço, armazenamento, uma equipe de TI. Isso representaria um investimento CAPEX, pois trata-se da compra de um ativo para a empresa.
Mas é possível que essa mesma empresa esteja querendo evitar despesas iniciais muito altas. Por isso, prefere optar por um data center hospedado em nuvem. Dessa forma, as despesas de capital deixam de existir, já que este serviço será administrado por um provedor contratado.
Esse é um exemplo de troca de um investimento CAPEX, com a compra de um data center aliado a gastos com hardwares e funcionários, por um investimento OPEX, através de um serviço de hospedagem em nuvem.
Portanto, é o contexto da empresa aliado ao modelo de gestão que vai definir qual investimento é melhor para a sua empresa.
Leia também: Boas práticas de gestão financeira, contábil e tributárias em empresas de TI
Para facilitar a sua tomada de decisão, vamos pontuar, a seguir, algumas vantagens e desvantagens de investimento em COPEX e OPEX.
Siga a leitura!
Vantagens e Desvantagens de COPEX e OPEX
Vantagens do COPEX:
- Retorno a longo prazo;
- Melhor controle sobre os gastos, uma vez que são custos fixos;
- É um gasto sempre assimilado como investimento, gerando aumento de lucro;
- Maior previsibilidade.
Desvantagens do COPEX:
- Alto custo de equipe e investimento inicial;
- Depreciação dos bens adquiridos;
- Prazo curto para melhoria de desempenho;
- Maior dificuldade para a aprovação dos gastos.
Vantagens do OPEX:
- Investimento inicial menor;
- Dedução na tributação do próximo ano;
- Maior flexibilização para negociar serviços;
- Melhor adaptação às mudanças do mercado.
Desvantagens do OPEX:
- São vistos muitas vezes apenas como despesas, não investimentos.
- Inconstância do mercado;
- Custos altos a longo prazo caso não haja uma boa gerência.
Por que é tão importante entender as diferenças entre CAPEX e OPEX?
Por mais que os dois índices representem gastos para a sua empresa, é imprescindível fazer a gerência de COPEX e OPEX separadamente.
Investimentos em COPEX tem influência direta nos ativos da empresa e, por isso, devem sempre ser feitos visando o retorno do investimento a longo prazo.
Ainda, por se tratar geralmente de gastos fundamentais, caso a empresa não possua o capital inicial para os investimentos, é razoável considerar a contratação de um empréstimo, se a compra for realmente essencial para o negócio.
Em contrapartida, no OPEX os custos são de curto prazo e devem ser pagos com o próprio fluxo de caixa.
OBS: Se o investimento em OPEX da sua empresa não estiver sendo quitado com o fluxo de caixa, recomendamos cuidado. Pode ser um sinal que a saúde financeira da sua empresa esteja comprometida.
Também vale relembrar que as despesas de OPEX são passíveis de deduzir do imposto no ano da sua realização.
Conclusão
Esperamos que ao final desse artigo você tenha compreendido o que são investimentos em CAPEX e OPEX, além das suas principais diferenças, vantagens e desvantagens.
Escolher o modelo que você deve investir, por outro lado, pode ser mais desafiador, tendo em vista que não há receita pronta.
É preciso ter em mente o objetivo principal desses gastos: garantir resultados e retorno financeiro com o menor risco possível.
Compreender a diferença de investimentos em ativos para despesas operacionais certamente vai ajudar a sua empresa a ter maior controle dos seus gastos.
Porém, muitas empresas acabam realizando seus investimentos sem contar com um planejamento estratégico. Como dito acima, para saber onde investir, é necessário entender o contexto da empresa, o lugar que ela ocupa no mercado e o seu objetivo a longo prazo.
Sem essas informações bem definidas fica difícil traçar um caminho confiável para conduzir a sua empresa rumo ao sucesso.
Agora que você já conhece os investimentos em CAPEX e OPEX, que tal traçar um bom planejamento estratégico para a sua empresa?
Leia nosso E-Book: Melhores Métodos para fazer o Planejamento Estratégico da sua empresa e venha crescer com a gente!